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Pequenos cuidados podem ser adotados para ajudar no combate às fraudes. O comerciante, na hora de realizar uma venda a prazo, deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento. Independentemente do porte, todas as empresas devem redobrar a atenção, pois as que não investem em recursos básicos e acessíveis de proteção, podem virar alvos preferenciais. A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos ao comércio e à população.

Veja seis dicas de prevenção para as empresas, sobretudo para as pequenas e médias companhias, segundo especialistas da Serasa Experian:

Antes de realizar uma venda a prazo:

1ª – Peça sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);

2ª – Verifique inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa.

3ª – Procure confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;

4ª – Solicite ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;

5ª – Consulte alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado.

6ª – Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

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