• Carregando...
 | ​Pixabay
| Foto: ​Pixabay

Já fazia uns 20 anos que meu avô não trabalhava na roça, e ele seguia levantamento religiosamente às 4h45. Ele simplesmente gostava de acordar cedo. O que para muita gente é uma tortura. Mas e aí: será que tem como se tornar uma pessoa que ama as manhãs, mesmo depois de adulto?

LEIA MAIS sobre empreendedorismo

O designer e escritor John Zeratsky garante que sim. Ele sempre programou e desenhou até altas horas da madrugada, até o dia que resolveu acordar pela manhã. Entre outros motivos, porque sua esposa trabalhava em horário comercial. Isso foi há cinco anos. Zeratsky publicou no Medium um passo a passo de como passou a amar manhãs (spoiler: tem a ver com rotina). 

Para quem é empreendedor, acordar cedo versus ficar até de madrugada é uma sinuca de bico. São muitos pepinos para resolver, e a tentação de varar a noite trabalhando é grande. O problema é que o resto do mundo funciona durante o dia. E estar disposto já cedo pode ser muito produtivo.

LEIA TAMBÉM 23 franquias que querem expandir no Paraná

Que fique claro que ninguém é obrigado a gostar de manhãs. Mas se você vai acordar cedo, aprenda a gostar de estar de pé logo cedo.

Abaixo, explicamos um pouco os seis passos que Zaratsky adotou na rotina dele. São três para fazer de manhã e outros três, para de noite. Confira:

Quando acordar...

CAFÉ

A cafeína ajuda, é verdade. Mas o ritual do café pode ser um ajuda ainda maior, na hora de acordar cedo. Em geral é um procedimento mecânico, que você repete todos os dias: coloca a água para ferver, ajusta o filtro, coloca o pó, vai despejando a água. Vai levar 10, talvez 15 minutos do seu tempo. E o melhor é que você não precisa pensar muito quando faz aquele-mesmo-café-que-você-faz-todo-dia-igual. Nesse meio tempo o seu corpo vai acordando, sua circulação percebe que agora você está em pé, e não acordado. É uma boa forma de passar o tempo quando você ainda está meio "zumbi", melhor do que checar emails ou o Facebook (que vai ser zero produtivo, a essa hora da manhã, além de não contribuir muito para deixar seu corpo mais disposto).

LEIA TAMBÉM Ele abriu o primeiro negócio aos 18 anos e hoje fatura mais de R$ 5 milhões

LUZ

Não é de hoje que os cientistas do sono têm fortes indícios (para não dizer certeza) de que a escuridão ajuda na hora de dormir. E a claridade, a acordar. Quem quer acordar cedo, não tem jeito, precisa acender as luzes. Ainda mais no inverno, quando o Sol só nasce mais tarde. Mesmo aqui no Brasil, em cidades como São Paulo e Curitiba, o dia só vai amanhecer depois das 6h30, quase 7h, nesta época do ano. 

FAÇA ALGUMA COISA (QUALQUER COISA)

Fazer alguma coisa logo nas primeiras horas da manhã é bom. Coloca o cérebro e o corpo para trabalhar. Mas TER QUE FAZER alguma coisa pode ser uma ideia ainda melhor. Exercícios físicos é uma boa. Mas pode ser qualquer coisa: escrever um pouco, ler emails, lavar louça, dar uma arrumada no apartamento. Você já começa a se sentir produtivo antes mesmo de começar o dia.

...e antes de dormir:

NÃO MINTA PARA O SEU SONO

Seja honesto. Você realmente só precisa de 5 horas de sono? Consegue dormir super tarde e acordar cedo? Talvez alguns dias, por um tempo dê para manter esta rotina. Mas o mais provável é que isso afete sua produtividade e bem estar. Calcule bem, e de forma sincera. Se precisa de 7 horas de sono e quer acordar às 6h15, tem que dormir às 23h15. Não tem muita escapatória.

PRESTE ATENÇÃO NO QUE VOCÊ COME

O que você come e bebe vai afetar o seu sono. Aquela tacinha de vinho antes de dormir, no inverno, pode parecer uma ótima ideia para ter um sono mais tranquilo. Mas há muita evidência de que o álcool, pelo contrário, prejudica o sono. Café, chá mate, chocolate amargo. Tudo isso tem cafeína, o que também pode atrapallhar o sono, principalmente se ingerido pela noite.

CRIE UM CLIMINHA

Vá criando um "climinha de sono", para mandar um sinal para o seu corpo: ei, é hora de dormir. Zeratsky revela sua rotina: começa diminuindo as luzes, apagando as lâmpadas periféricas da cozinha e da área externa, substituindo-as por luz de abajur, no quarto e na sala. Ele também desenvolveu um costume de bagunçar a cama. Por volta das 19h já fecha as cortinas do quarto, tira a colcha e os travesseiros decorativos, tirando aquela cara de cama arrumada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]