• Carregando...
O ministro dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt , em modelo elétrico da BMW | ODD ANDERSEN/AFP
O ministro dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt , em modelo elétrico da BMW| Foto: ODD ANDERSEN/AFP

O governo alemão anunciou nessa quarta-feira (27) que subsidiará a compra de veículos elétricos a partir de maio, atendendo uma antiga reivindicação dos fabricantes de automóveis no país.

O Estado dedicará uma soma de 600 milhões de euros e as montadoras o mesmo montante, anunciou o ministro das Finanças Wolfgang Schäuble en Berlín.

Cada compra de um veículo 100% elétrico será subsidiada com até 4 mil euros (2 mil de dinheiro público e 2 mil do fabricante).

Para os híbridos recarregáveis, o valor será de somente 3 mil euros, seguindo a mesma divisão de 50/50.

Berlim declara há algum tempo seu apoio ao setor de carros elétricos e tem como objetivo que um milhão de veículos elétricos circule pelas ruas alemãs em 2020 – mas até agora, o governo se negava a financiar diretamente a compra de veículos.

“Daremos um verdadeiro impulso, que fará avançar a tecnologia e também baixar os preços”, declarou o ministro da Economia, Sigmar Gabriel, que espera que a Alemanha supere a barreira de 500 mil veículos elétricos rapidamente.

O governo também prometeu 300 milhões de euros em investimentos até 2020 em estações de recarga e 100 milhões de euros para a compra de veículos elétricos para a frota pública de automóveis. No total, estimular o setor custará 1 bilhão de euros aos cofres públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]