• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Dentro de 14 anos, as turbinas eólicas espalhadas na terra e no mar deverão suprir 20% de toda a demanda mundial por energia. A projeção é do relatório sobre o futuro da energia eólica no mundo, do Global Wind Energy Council (GWEC).

LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade

Até 2030, a energia eólica poderia chegar a 2.110 GW, sendo responsável por até 20% da energia mundial. No embalo desse crescimento, o setor poderá criar 2,4 milhões de novos empregos e reduzir as emissões de CO2 em mais de 3,3 bilhões de toneladas por ano, além de atrair investimentos anuais da ordem de 200 bilhões de euros.

Com torres mais altas, potencial eólico brasileiro pode ser seis vezes maior

Com as torres maiores, até estados que não tinham tanto potencial, como o Paraná e São Paulo, passam a ter regiões viáveis à geração eólica

Leia a matéria completa

“Agora que o Acordo de Paris está entrando em vigor, os países precisam olhar com seriedade para os compromissos que assumiram em dezembro passado. O cumprimento das metas de Paris significa uma matriz livre de combustíveis fósseis antes de 2050 e a energia eólica vai desempenhar um papel importante para que possamos chegar lá”, disse Steve Sawyer, secretário-geral GWEC.

Mais competitivas

A relevante queda de preço nos anos recentes para energia eólica, solar e outras renováveis mostrou que uma matriz sem energias fósseis não é apenas tecnicamente possível, mas também economicamente competitiva. Novos mercados estão se desenvolvendo rápido na África, Ásia e América Latina, fornecendo energia limpa para um desenvolvimento sustentável. “A energia eólica é a opção mais competitiva para adicionar nova capacidade à matriz elétrica em muitos mercados em crescimento”, analisa Sawyer.

O avanço das eólicas, contudo, passa pela redução do papel dos combustíveis fósseis e isso inclui também a busca de alternativas para o setor de transporte, maior emissor de CO2. O mercado para mobilidade elétrica, tanto para veículos elétricos quanto para os de transporte público, vai continuar a crescer significativamente e, com isso, vai crescer também a demanda por energia no setor de transporte.

A fonte eólica está na pole position para fornecer essa demanda crescente, colocando a eólica como uma das indústrias chave do setor de energia”, explica o Dr.Sven Teske, analista-chefe do relatório e Diretor de Pesquisa do Institute for Sustainable Futures da University of Technology Sydney.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]