• Carregando...

Aplicativo

A Gazeta do Povo tem um aplicativo que permite descobrir qual combustível é o mais vantajoso para cada modelo, conforme os preços em vigor. Baixe a ferramenta "Álcool ou Gasolina" em seu celular (disponível para Android e iOS) ou acesse pelo site www.gazetadopovo.com.br/apps/combustivel

O etanol rende mais nos novos automóveis flex que nos veículos lançados em anos anteriores. É o que revelam os testes da 7.ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), do Inmetro, divulgada em janeiro.

A avaliação de 319 carros bicombustíveis de 15 marcas indica que, nos veículos modelo 2015 à venda no país, o derivado da cana alcança em média 68,7% do rendimento da gasolina no trânsito urbano e 69,3% na estrada. Esses são os índices mais altos já alcançados no programa, que teve início em 2009 e todos os anos faz testes com veículos fornecidos pelas montadoras. Na edição anterior do PBE Veicular, com carros modelo 2014, a relação média era de 68,1% na cidade e 68,7% na rodovia.

Os testes foram feitos com a gasolina comum disponível atualmente nos postos de combustíveis, que leva 25% de álcool.

A comparação entre a eficiência energética dos combustíveis é parâmetro para decidir qual é o mais vantajoso conforme os preços do momento. Num carro em que o álcool rende o equivalente a 67% da gasolina, por exemplo, vai compensar abastecer com ele sempre que seu custo na bomba ficar abaixo de 67% do preço do derivado do petróleo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]