• Carregando...
Setor de tratamento de água da Sanepar. Estimativa é que os retornos podem chegar aos 5,19%. | HENRY MILLEO / GAZETA DO POVO
Setor de tratamento de água da Sanepar. Estimativa é que os retornos podem chegar aos 5,19%.| Foto: HENRY MILLEO / GAZETA DO POVO

As ações preferenciais da Sanepar estão entre os dez papéis que podem entregar os maiores dividendos aos investidores em 2017, conforme projeção da consultoria Economática. A estimativa é baseada no dividend yield – a diferença entre a cotação e o provento dado pelos negócios – no acumulado de 2015 em comparação com os lucros das empresas listadas na Bolsa até setembro de 2016, período em que constam os últimos dados do mercado. O ranking considera os dez negócios que apresentaram nos nove meses do ano passado ganhos iguais ou superiores a 90% em relação aos proventos entregues ao longo de 2015.

Veja o ranking completo

De acordo com a Economática, a Comgás, primeira colocada, pode pagar até 25,75% em dividendos. A companhia é seguida por Qualicorp (8,80%) e Fleury (6,87%), do setor de saúde; pela Parcorretora (6,51%), do setor financeiro; e pela Smiles (6,42%), o programa de fidelidade da Gol. A Sanepar é a sétima da lista.

O cálculo da consultoria levou em conta apenas as empresas que movimentaram ao menos R$ 1 milhão por dia no ano passado, com expectativa de retornos em forma de dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) maiores que 3%. Mas, para entregar os proventos estimados, é necessário que os negócios mantenham a mesma política de pagamento de juros.

O dividend yield é uma das referências usadas para os ganhos das ações, mas não é a única. Entre eles estão também os ganhos de capital, que são os retornos dados pela venda dos papeis em comparação com o custo de aquisição. Agentes do mercado financeiro, no entanto, alertam que empresas com dividendos acima de 15% devem ser vistas com cautela, pois podem ter passado por reduções de capital consideráveis e podem não manter os mesmos ganhos no futuro.

Confira a lista com os maiores proventos esperados para 2017:

Empresa (código) Dividend yield final (%)
Comgas (CGAS5) 22,75
Qualicorp (QUAL3) 8,80
Fleury (FLRY3) 6,87
Parcorretora (PARC3) 6,51
Smiles (SMLE3) 6,42
Cosan (CSAN3) 5,64
Sanepar (SAPR4) 5,19
Marcopolo (POMO4) 4,78
CCR SA (CCRO3) 4,44
Alpargatas (ALPA4) 3
Fonte: Economática
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]