• Carregando...
Boa parte dos ganhos com a renda fixa pode se perder se a taxa de administração cobrada para gerir o fundo for muito elevada. | Bigstock
Boa parte dos ganhos com a renda fixa pode se perder se a taxa de administração cobrada para gerir o fundo for muito elevada.| Foto: Bigstock

Embora a renda fixa fique mais atraente em tempos de alta da taxa básica de juros (Selic), hoje em 14,25% ao ano, o investidor deve ficar atento ao valor da taxa de administração. Boa parte dos ganhos com a aplicação – e da vantagem sobre a poupança – pode se perder se o índice cobrado pela corretora ou banco for muito elevado.

A taxa é um encargo anual (mas que incide mensalmente) que remunera o gestor do investimento. Via de regra, quanto maior a anuidade, menor é o rendimento líquido do papel.

Segundo a planejadora financeira Licelys Marques, da Praisce Capital, o investidor precisa pesquisar bastante para escolher as carteiras com o melhor retorno e a menor taxa de administração. “Para que os fundos sejam interessantes, nós sugerimos uma taxa entre 0,3% e 1% ao ano”, afirma.

O problema é quem nem sempre dá para escolher o fundo com a taxa mais baixa. Tudo depende do valor disponível para investir. A anuidade cobrada pelo produto está diretamente ligada ao tamanho do aporte feito pelo poupador. Quanto maior o investimento, menor é a taxa. “Por meio de plataformas de investimentos independentes, é possível achar fundos acessíveis a partir de R$ 3 mil”, diz.

Imposto

A anuidade não é a única a “morder” os retornos da aplicação. O Imposto de Renda também incide sobre a renda fixa, com cobranças que variam de 15% a 22,5%. Licelys aconselha que, antes de fazer qualquer movimento, o investidor deixe o dinheiro na carteira por pelo menos dois anos para pagar um IR mais baixo, “a não ser que encontre alguma oportunidade muito boa, como um CDB [Crédito de Depósito Bancário] que dê 110% da CDI”, considera.

Apesar da possibilidade de pular de fundo em fundo em busca da melhor rentabilidade, a planejadora indica a diversificação como caminho a ser seguido na medida em que os rendimentos sobem. Com no mínimo R$ 30 mil disponíveis, ela orienta o investidor a considerar opções mais atrativas no mercado, como o CDB e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), que oferecem retornos acima da taxa de juros.

Tipos de fundo

Entenda as diferenças entre os dois principais tipos de papéis renda fixa:

Referenciado DI

Fundo de renda fixa que têm como principal referência o CDI, taxa que acompanha as variações dos juros. São formados por 95% de ativos pós-fixados, como Tesouro Direto, Certificados de Depósito Bancário (CDB) e Letras Financeiras, por exemplo.

Renda Fixa

Semelhantes aos referenciados DI, têm os rendimentos atrelados aos altos e baixos da Selic. São compostos por 80% de ativos ligados ao CDI, sendo os demais 20% aplicados em outras opções, como os títulos pré-fixados e derivativos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]