• Carregando...
A ideia é conceder por conta de pagamento de outorga um espaço para a implantação de grandes áreas para comércio (centros de compra, ou free shopping) | Fernando Jasper/Gazeta do Povo
A ideia é conceder por conta de pagamento de outorga um espaço para a implantação de grandes áreas para comércio (centros de compra, ou free shopping)| Foto: Fernando Jasper/Gazeta do Povo

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Elizeu Padilha, disse nesta segunda-feira (31) que o governo estuda autorizar a iniciativa privada a construir shoppings nos aeroportos administrados pela estatal Infraero, como parte para recompor receitas perdidas com as privatizações.

Segundo o ministro, a ideia é conceder por conta de pagamento de outorga um espaço para a implantação de grandes áreas para comércio (centros de compra, ou free shopping) nos terminais de Congonhas, na cidade de São Paulo, um dos mais movimentados do estado, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

Governo entrega Orçamento de 2016 com déficit de R$ 30,5 bilhões

De acordo com ministro do Planejamento, proposta encaminhada nesta segunda ao Congresso prevê crescimento do PIB de 0,2%

Leia a matéria completa

“Com os grandes aeroportos sendo operados por grandes concessionárias, é preciso fazer uma reformulação nas operações da Infraero. As receitas caíram para menos da metade e é necessário olhar para mecanismos e áreas onde se possa faturar”, afirmou Padilha, lembrando que a autarquia está com dificuldades operacionais por conta dos encargos trabalhistas que assumiu quando passou os aeroportos para a iniciativa privada.

“Estamos começando a pensar em projetos que tragam receita. Em outro momento vivíamos em céu de brigadeiro. Agora, vamos pensar em projetos que possamos conceder espaços e faturar por meio de uma outorga considerável”, explicou o ministro.

Novas concessões

Apesar da crise que vem afastando os investidores, o ministro disse que não há risco em relação a execução das novas concessões. Nesse sentido, confirmou o calendário da segunda etapa do Plano de Investimento em Logística, lançado em junho, que prevê a privatização dos aeroportos de Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE). De acordo com ele, os leilões deverão ocorrer a partir do segundo semestre de 2016.

Padilha também confirmou a execução dos projetos para elevar o número de aeroportos regionais dos atuais 80 terminais, para 270, que vão receber investimentos do Fundo Nacional da Aviação Regional (FNAR), dinheiro que que tem origem nas privatizações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]