• Carregando...

Um dos pioneiros no segmento de música por streaming (download progressivo), o serviço Grooveshark encerrou suas atividades nesta sexta-feira (1º) como parte de um acordo judicial com empresas da indústria fonográfica.

O site lançado em 2007, que permitia que usuários enviassem arquivos de áudio que poderiam ser ouvidos pelos demais – e que, assim, viabilizava a pirataria –, deixou uma mensagem de despedida no domínio em que seu site era hospedado.

“Apesar das nossas melhores intenções, cometemos erros muito sérios”, escreve a companhia. “Não conseguimos obter as licenças dos detentores dos direitos sobre a vasta quantidade de música no serviço. Isso estava errado, e pedimos desculpas.”

A empresa afirma que, como parte da decisão, o site teve de ser encerrado imediatamente, além de apagar todos os arquivos protegidos e ceder o domínio da página na web, dos aplicativos do Grooveshark e sua propriedade intelectual, incluindo as patentes e direitos autorais.

Processo

Em outubro do ano passado, o juiz americano Thomas Griesa determinou que a desenvolvedora do site, Escape Media Group, havia infringido direitos autorais, apontando o desfecho do processo datado de 2011.

“Quando de nosso lançamento, poucos serviços de música proviam o que queríamos oferecer”, diz a missiva, assinada na noite de 30 de abril nos EUA – quando já era o dia seguinte no Brasil. “Agora, felizmente há centenas de serviços amigáveis, acessíveis e disponíveis para escolha, entre os quais Spotify, Deezer, Google Play, Beats Music, Rhapsody e Rdio”, completa a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]