• Carregando...
Palácio Avenida, em Curitiba: funcionários foram avisados de que banco está à venda. | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Palácio Avenida, em Curitiba: funcionários foram avisados de que banco está à venda.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O banco HSBC está explorando a possibilidade de vender sua unidade brasileira após demonstrações de interesse no negócio terem aumentado e o Santander Brasil ter dito que consideraria a compra. O banco disse, nesta sexta-feira (22), que está “explorando várias opções estratégicas”, incluindo a venda de suas operações brasileiras. Nenhuma decisão sobre uma transação foi tomada até agora, disse o banco em um curto comunicado.

INFOGRÁFICO:HSBC tem desempenho inferior ao de outros bancos

O comunicado foi repassado aos funcionários do banco, inclusive na sede brasileira, em Curitiba. Relatos de funcionários do banco indicam que havia pressão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que a operação de venda fosse esclarecida

O presidente do HSBC no Brasil, André Brandão, enviou um aviso internos aos funcionários em que garante não haver “impacto imediato” para colaboradores nem para clientes após a confirmação. “Processos como esses são demorados, porque dependem de minuciosas análises dos acionistas e estão sujeitos a aprovações regulatórias”, diz o executivo.

Elee reconhece que “haverá muitas perguntas sobre o impacto desta decisão em cada um de vocês”, acrescentando que “esses questionamentos serão respondidos detalhadamente no tempo apropriado e à medida que esse processo avance”.

Após anúncio de possível venda, HSBC diz não haver “impacto imediato” para clientes

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (22), banco britânico oficializou que estuda sair do Brasil

Leia a matéria completa

Bancos interessados

O presidente-executivo do Santander Brasil, Jesus Zabalza, disse nesta semana que estava estudando os termos de compra, apesar de ter declarado que pretendia saber mais detalhes antes de tomar uma decisão.

Além do Santander Brasil, também houve interesse de Bradesco, do BTG Pactual, do canadense Bank of Nova Scotia e do chinês ICBC, disseram fontes.

O presidente-executivo do HSBC, Stuart Gulliver, disse em fevereiro que os quatro negócios problemáticos da instituição financeira – Brasil, México, Turquia e Estados Unidos – precisavam melhorar ou serem vendidos. O banco iniciou processos de venda no Brasil e na Turquia, mas os negócios nos EUA e no México devem ser mantidos, disseram fontes.

O HSBC deve selecionar um comprador preferencial para sua unidade brasileira a partir do mês que vem. As ofertas pela unidade podem não ultrapassar seu valor contábil, estimado em cerca de US$ 3,3 bilhões, disseram fontes.

Dificuldades do HSBC no Brasil alimentam expectativa de venda

Resultados ruins e indefinição sobre o futuro são vistos como sinais de que o banco inglês, que em 1997 comprou o Bamerindus, vai encerrar as atividades no Brasil

Leia a matéria completa

As unidades brasileira e turca são grandes negócios, mas não estão entre os cinco principais bancos nem no Brasil nem na Turquia. O HSBC teve prejuízo de 247 milhões de dólares no Brasil e de 64 milhões de dólares na Turquia no ano passado, uma vez que as perdas com as unidades de varejo ofuscaram os lucros com seus bancos de investimentos nos dois países.

Gulliver deve dar mais detalhes sobre potenciais vendas em 9 de junho, como parte de sua tentativa de reduzir custos e simplificar o banco para melhorar a rentabilidade e evitar problemas de compliance.

Via assessoria de imprensa, o HSBC emitiu a seguinte nota. “O HSBC confirma que está avaliando opções estratégicas para o HSBC Brasil, o que inclui a possibilidade de vender as suas operações no País. No entanto, ainda não há decisão de prosseguir com nenhuma transação. O HSBC fará nova comunicação se ou quando apropriado.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]