• Carregando...
A “bazuca” é portátil e pode ser manuseada com facilidade por um soldado, policial ou segurança | Divulgação/OpenWorks
A “bazuca” é portátil e pode ser manuseada com facilidade por um soldado, policial ou segurança| Foto: Divulgação/OpenWorks

Está aberta a temporada de caça aos drones. Cada vez mais utilizados para operações comerciais e acessíveis mesmo para quem tem pouca experiência com pilotagem de aeromodelos, os aparelhos têm despertado a desconfiança de governos mundo afora – afinal, nem todo mundo quer ver uma aeronave com câmeras super potentes bisbilhotando em seu quintal ou levando bombas a tiracolo.

Na Holanda, a polícia tem treinado águias para identificar e capturar os aparelhos – o projeto, em fase de destes até o fim do ano, ainda precisa do aval das autoridades para entrar em vigor.

Open Works/Divulgação

Nesta semana, a empresa britânica Open Works apresentou uma alternativa ainda mais curiosa: uma espécie de bazuca, batizada de SkyWall100, que dispara uma rede que captura drones sem destruí-los. Como as redes são equipadas com paraquedas, as aeronaves caem no solo quase intactas e podem ser capturadas e identificadas.

A empresa diz que este é o primeiro armamento no mundo capaz de deter os drones sem colocar em risco os aparelhos ou pessoas que estão próximas.

Além disso, a “bazuca” é portátil e pode ser manuseada com facilidade por um soldado, policial ou segurança. A arma também é equipada com uma “mira inteligente”, que consegue prever o trajeto do alvo e indicar ao operador o melhor momento do disparo.

A empresa diz que já está em negociação com várias governos e organizações privadas de todo o mundo para fornecer o equipamento, e espera vê-lo oficialmente em ação ainda neste ano.

Confira abaixo a “bazuca anti-drones” em ação, em um vídeo postado pela Open Works:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]