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De desenvolvedores a empresários: os três sócios-fundadores da Junsoft, Enivaldo Ghedin Júnior, Edilson Backes e Joacir de Carli. | /Divulgação
De desenvolvedores a empresários: os três sócios-fundadores da Junsoft, Enivaldo Ghedin Júnior, Edilson Backes e Joacir de Carli.| Foto: /Divulgação

Há doze anos, os três amigos e colegas de trabalho Edilson Backes, Enivaldo Ghedin Júnior e Joacir de Carli, todos na faixa dos 20 anos, decidiram deixar a empresa em que trabalhavam e abrir o próprio negócio, na área de Tecnologia da Informação (TI), em Toledo, Oeste do Paraná. A empreitada era ambiciosa e ao mesmo tempo arriscada, visto que o trio tinha considerável experiência em desenvolvimento de sistemas, mas pouco em administração.

A guinada na carreira dos jovens se mostrou acertada. Hoje, os três têm a companhia de mais 45 funcionários e seguem à frente da Junsoft Sistemas, empresa especializada em oferecer ferramentas e soluções para gestão empresarial de micro e pequenas empresas. Em março, os sócios venceram o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, na categoria de Serviços de Tecnologia da Informação, destacando-se entre quase 60 mil candidatos. Foi a única empresa paranaense a figurar no prêmio, que busca reconhecer as melhores práticas de gestão em diferentes setores.

Foco nos pequenos

A empresa ganhou corpo ao longo dos últimos anos ao optar por focar somente em micro e pequenas empresas, fugindo, assim, de bater de frente contra os grandes players de tecnologia. “A nossa vantagem em relação aos grandes é permitir aos clientes um fácil acesso a nós, que se traduz em agilidade no atendimento. Além da ferramenta em si, oferecemos uma consultoria aos empresários, onde buscamos entender qual a melhor forma de aplicar essas soluções de gestão para atender às necessidades específicas deles”, explica o diretor administrativo da Junsoft, Edilson Backes.

Com sede em Toledo, a Junsoft atua em 18 estados e também no Paraguai, somando cerca de 4 mil usuários das ferramentas desenvolvidas pela empresa, que trabalha somente com softwares próprios. A Junsoft também possui revendas em Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Iporã e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A estratégia de ampliação dos negócios é angariar novos parceiros por meio das revendas e ter uma melhor representatividade em outras cidades.

Produtividade

A carteira de clientes – ou usuários, no jargão de TI – é diversificada e inclui setores como indústria, comércio e prestação de serviços. Há, inclusive, sistemas voltados para segmentos específicos, como oficinas mecânicas, lojas de autopeças e recapadoras de pneus, que permitem aos vendedores coletar dados dos pneus e dos clientes diretamente por smartphones e tablets.

“São ferramentas que auxiliam os usuários a se tornarem mais produtivos e lucrativos, por meio da melhoria dos processos, da qualidade da informação e no mapeamento de todo o fluxo dessas informações da empresa. Conseguimos assim oferecer indicadores detalhados que ajudam os administradores a tomar decisões e serem mais assertivos”, afirma Backes.

Força local

O reconhecimento conquistado pela Junsoft por meio do MPE Brasil é um indicador que fortalece a imagem da região Oeste do Paraná como um dos principais polos de tecnologia do estado. Segundo estudo do Sebrae-PR, a região possuia ano passado 496 empresas prestadoras de serviços em Tecnologia da Informação (TI), que geravam quase mil empregos.

O movimento de consolidação da região começou ainda 2008, quando os empresários se uniram para criar um Arranjo Produtivo Local (APL), com sede em Medianeira. Desde então, o grupo, chamado de Iguaçu-IT, conseguiu captar mais de R$ 6 milhões em projetos de inovação junto à Finep e oferecer cerca de 15 mil horas em capacitação técnica e de gestão para os empresários e funcionários das empresas. O APL conta hoje com 40 empresas associadas.

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