• Carregando...
Roberto Nogueira é fundador da Brisanet, que leva internet de fibra ótica a cidades pequenas do Nordeste | Naiady Piva
Gazeta do Povo
Roberto Nogueira é fundador da Brisanet, que leva internet de fibra ótica a cidades pequenas do Nordeste| Foto: Naiady Piva Gazeta do Povo

José Roberto Nogueira tem uma história de superação digna de filme. Nasceu na região rural de Pereiro, no semiárido cearense, onde viveu sem energia elétrica até os 16 anos. Hoje, aos 51, ele é responsável por levar internet de alta tecnologia a rincões no Nordeste. Com 20 anos de mercado, a Brisanet chega em municípios onde nenhum outro provedor chega. Trabalho que rendeu a Nogueira o título de "Empreendedor do Ano", na categoria emergente, em premiação da EY.

A Brisanet fez a primeira cobertura de fibra ótica em 100% da área urbana de um município. Foi em 2010, em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. De lá para cá, este negócio virou o coração da empresa. 

Hoje são mais de 60 cidades pequenas com cobertura integral, no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. "A gente sempre faz a área urbana completa, não só as regiões nobres, mas também favelas e até um trecho rural", explica Nogueira. 

A intenção é, mais do lucrar com o negócio, levar conectividade a uma população que muitas vezes se vê desprovida do acesso a tecnologias. Como resumiu o empreendedor em março, quando virou empreendedor Endeavor: 

"O semiárido tem uma necessidade extrema da internet. Não tem cinema, shopping, mas tem internet. Queremos ser a principal operadora do Nordeste fora das capitais, inovando sempre." 

A meta é dominar a região toda até 2024, mantendo o ritmo de crescimento atual, que é de 100% ao ano. O ticket médio dos usuários da Brisanet, que também oferece soluções de TV e telefone, é de R$ 90. 

A revolução que veio do rádio 

Muito antes de instalar fibra ótica em Pau dos Ferros, Nogueira inovou ao fazer a primeira conexão de internet via rádio do Brasil. Foi em São José dos Campos (SP), em 1998. 

Roberto levou a tecnologia a Pereiro, sua cidade natal, e de lá começou a expansão para outras cidades da região (Pau dos Ferros, embora fique no estado vizinho, fica a só 40 quilômetros de distância, por exemplo). 

Chegou a ter mais de 30 mil clientes, em 150 cidades. Em 2010. quando inaugurou a fibra ótica, o rádio foi sendo descontinuado, por ser uma tecnologia já obsoleta, que não permite grande qualidade de conexão. 

Hoje, a cada 40 moradores de Pereiro, um é empregado pela Brisanet, segundo informações do portal da Endeavor. A empresa emprega 1,3 mil pessoas ao todo, nas cidades em que atua. 

Empreendedor do ano 

Realizado há 20 anos no Brasil (e há 31 no mundo todo), o prêmio "Empreendedor do Ano", da EY, é um dos mais importantes do país. Já reconheceu nomes como Edgard Corona, da Bio Ritmo, Alexandre Costa, da Cacau Show, e Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio. 

A Brisanet foi reconhecida na categoria "emerging", que valoriza negócios inovadores, com alto potencial de crescimento. Já na master, que condecora empresas já consolidadas, o vencedor deste ano foi Rubens Menin, da MRV Engenharia e do Banco Inter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]