• Carregando...
Segundo app GuiaBolso, as finanças dos consumidores do Paraná recuaram 1% ao longo do ano de 2017. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Segundo app GuiaBolso, as finanças dos consumidores do Paraná recuaram 1% ao longo do ano de 2017.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Índice de Saúde Financeira (ISF) calculado pelo aplicativo de finanças GuiaBolso, que tem 3,9 milhões de usuários em todo o Brasil e 241 mil no Paraná, mostra que a situação dos paranaenses piorou em relação ao comportamento nacional em 2017. Segundo o estudo, as finanças dos consumidores do Paraná recuaram 1% ao longo do ano. Em contrapartida, a média brasileira teve alta de 0,73% em 2017.

A amostra do total de usuários paranaenses que fez parte da avaliação foi de 2.257 usuários. O ISF avalia as finanças do brasileiro sob três variáveis: fluxo de caixa (relação entre renda e gastos; quanto maior a economia mensal, maior o indicador), investimento e dívidas (mais precisamente, se a pessoa usa o cheque especial; quanto menos utilizar, maior o indicador.

LEIA TAMBÉM: Curitiba é a capital “mais endividada” do país; e isso é um bom sinal

A soma das notas de cada um dos critérios compõe o resultado final do ISF, que pode variar entre zero e 700. Quanto mais próxima a 700 pontos, mais “saudável” está a pontuação das finanças. No caso do Paraná, a saúde financeira fechou 2017 em 423 pontos.

O resultado foi puxado pela variável dívida, que caiu 2,2%, indicando que o paranaense recorreu mais ao cheque especial no ano passado. O paranaense também investiu menos em 2017 (tal indicador caiu 0,8%). Tal movimento foi sentido mesmo com o consumidor da região tendo economizado mais (o indicador de fluxo de caixa aumentou 0,9%).

“Os indicadores mostram que o paranaense economizou mais, mas diminuiu os investimentos. Mas vale lembrar que investir enquanto se deve no cheque especial nunca é uma boa escolha financeira, pois os juros das aplicações não rendem o suficiente para cobrir o que se paga na dívida”, observa o CEO do GuiaBolso, Thiago Alvarez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]