• Carregando...

O mercado financeiro está mais otimista com o crescimento da economia brasileira em 2010. Segundo a pesquisa semanal Focus, feita pela autoridade monetária junto a cerca de uma centena de analistas, o mercado prevê que Produto Interno Bruto (PIB) deverá ter uma alta de 5,08% em 2010. No levantamento anterior, a estimativa era de 5%.

Apesar de mais conservador que o BC, que no relatório trimestral de inflação divulgado no último dia 22 previu um crescimento de 5,8% para o PIB, o mercado hoje demonstra um otimismo bem maior do que tinha há alguns meses. Até meados de agosto, a estimativa de crescimento da economia em 2010 não chegava a 4%. E só chegou em 5% em meados de novembro. O movimento reflete a safra de indicadores que mostram uma atividade econômica em franca recuperação depois do solavanco gerado pela crise financeira internacional.

Mas o maior otimismo com a atividade econômica no mercado financeiro costuma vir acompanhado de expectativa de alta nos juros, diante do temor de o parque produtivo nacional não conseguir atender a demanda por produtos, gerando risco de alta de preços. Dessa forma, a Focus captou que os analistas esperam uma dose maior de alta na Selic em abril, quando deverá subir dos atuais 8,75% ao ano para 9,25%. Na sondagem anterior, a expectativa era que a Selic iria para 9%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]