• Carregando...

José Pedroso de Moraes, fundador da rede de lojas Pedroso, "o rei dos tapetes", morreu na quarta-feira (19/9), aos 83 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, no hospital Nossa Senhora das Graças. O velório está sendo realizado na Capela Vaticano, nos fundos do Cemitério Municipal, onde o corpo será enterrado, nesta quinta-feira, às 15 horas.

Pedroso só deixou de atuar como presidente da rede há um ano e meio, quando sofreu um derrame e enfarte.

O empresário nasceu em Rio Branco do Sul (região metropolitana de Curitiba), cidade da qual foi vice-prefeito. Foi ainda presidente do clube de futebol Atlético Primavera, cujo estádio deu lugar ao Parque Recreativo em Almirante Tamandaré que leva o nome do empresário.

"Ele gostava muito do dia em que nasceu, 19 de abril, e acabou falecendo no dia 19 de setembro", conta o filho, José Maria Pedroso de Moraes.

A história de empreendedorismo começou em 1949 com a criação de uma fábrica de colchões, logo ampliada para uma indústria de móveis no bairro curitibano Bom Retiro. Em 1966 foi aberta a primeira loja, que começou a vender tapetes e se tornou uma das maiores do ramo no país. Hoje são seis lojas, em Curitiba, São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Nos anos 90, a empresa investiu na modernização do mercado via importação, e enveredou para os pisos laminados de madeira, que respondem por 15% dos negócios.

Além da esposa Edith e das filhas, Neusa e Jeanete, deixa oito netos e dois bisnetos. Os netos Guilherme e Germano comandam a rede de lojas ao lado do pai, José Maria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]