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Daniel Scandian fundou a MadeiraMadeira em 2009Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Quando Daniel Scandian, fundador e atual CEO da MadeiraMadeira, começou a vender pisos de madeira pela internet, ele contava somente com site, e-mail, telefone e planilhas de Excel para receber e monitorar os pedidos. Também não tinha dinheiro para fazer estoque e, por isso, foi atrás de fornecedores que topassem entregar direto ao cliente. Eram cerca de 500 pedidos ao mês.

Em 2012, foi para os Estados Unidos e conheceu o dropshipping, modelo para e-commerce que estava sendo usado por grandes players do país e que Scandian tentava implantar no seu negócio sem saber. O conceito propõe que os comércios eletrônicos não tenham estoque. Cada vez que o consumidor compra algo em sua loja on-line, o e-commerce solicita automaticamente a compra desse produto do fabricante e depois envia uma transportadora para buscar o pedido e entregar diretamente na casa do consumidor.

A MadeiraMadeira conheceu as tecnologias utilizadas pelos americanos para adotar o dropshipping e decidiu, de vez, implantá-lo em seu negócio. Para isso, desenvolveu um software próprio para gerenciamento dos pedidos e entregas e utilizou o dinheiro vindo de três fundos de investimento que, em 2012, resolveram a apostar no negócio brasileiro: Kaszek Ventures, Monashees Capital e Flybridge.

A estratégia deu competitividade ao negócio, que saltou de 500 pedidos ao mês para 4 mil. Scandian percebeu, então, que a empresa precisava desenvolver outros sistemas de gestão que atendessem suas demandas para ganhar capilaridade. Hoje, 90% dos softwares que são utilizados no negócio foram desenvolvidos internamente. “Costumamos dizer que somos uma empresa de tecnologia que vende produtos pela internet”, afirma Robson Privado, sócio e diretor de marketing e produtos.

A estratégia de usar o dropshipping e de produzir seus próprios sistemas de gestão levou a MadeiraMadeira a se tornar o maior e-commerce do Paraná e o líder em seu segmento de atuação. Segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a empresa está entre os 50 maiores e-commerces do país, na 24ª colocação, e é o terceiro que mais cresceu entre 2015 e 2014, com uma taxa de 171%.

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