• Carregando...
A empresa paranaense Neodent projeta manter um crescimento na casa dos dois dígitos no ano que vem | Walter Alves/Gazeta do Povo
A empresa paranaense Neodent projeta manter um crescimento na casa dos dois dígitos no ano que vem| Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo

Duas das maiores empresas do mundo no mercado de implantodontia e restauração dentária acabam de fechar uma parceria estratégica no Brasil. A paranaense Neodent, líder na América Latina na fabricação de implantes e componentes odontológicos, vai assumir a distribuição dos produtos da austríaca Amann Girrbach, a número um em equipamentos de usinagem CAD/CAM para laboratórios de prótese. O acordo é resultado de uma união global estabelecida entre o grupo suíço Straumann, que adquiriu o controle acionário da Neodent em abril deste ano, e a Amann Girrbach.

A Neodent passa a prestar suporte técnico a 250 clientes no país a partir de janeiro de 2016. Para isso, uma nova divisão foi criada dentro da empresa: a Neodent Digital. Vinte profissionais vão compor a equipe de comercialização e pós-venda.

Alta tecnologia

O CAD/CAM é a tecnologia mais avançada na fabricação de próteses dentárias. “É um sistema que aumenta a produtividade e reduz custos de produção”, resume o diretor-geral da Amann Girrbach no Brasil, Jéferson Calgaro.

O nome é uma abreviação das expressões “computer aided design” e “computer aided manufacturing”, que significam “desenho guiado por computador” e “fabricação guiada por computador”. Consiste em um scanner que copia a estrutura do dente, a partir da boca ou de um modelo em gesso, e transfere estes dados para um software, gerando uma imagem tridimensional.

Em seguida, a estrutura escaneada é reproduzida com ajuda de uma máquina fresadora ou de impressão 3D, recriando o dente perdido ou danificado e deixando-o pronto para o implante.

“Quando falamos de técnica, a maioria dos laboratórios trabalha de forma artesanal, enquanto outros já trabalham com alta tecnologia, com equipamentos que produzem soluções mais precisas e estéticas para o dentista e o paciente”, diz o presidente da Neodent, Matthias Schupp.

A parceria abre um novo mercado para a companhia paranaense, que passa a atender toda a cadeia de prótese dentária, oferecendo soluções que, nas palavras do CEO Matthias Schupp, vão da “raiz ao dente”. “Nosso principal objetivo é fortalecer laços com os laboratórios de prótese”, diz.

Já a empresa austríaca, que está há seis anos no Brasil, ganha escala ao aproveitar os canais de venda e de logística da nova parceira. “Ganhamos agilidade na expansão através de uma marca com grande credibilidade e alcance no mercado”, afirma Jéferson Calgaro, diretor-geral da filial brasileira da Amann Girrbach, que fica em Curitiba.

Atuação

Hoje, o principal cliente da Neodent é o cirurgião dentista. Agora, com a expertise e os produtos da Amann Girrbach, a empresa passa a atender também o protético, técnico especializado em reconstruir dentes e confeccionar aparelhos dentários.

“Acreditamos muito na importância e na qualidade de se trabalhar com restaurações originais, onde implante, componente e prótese são produzidos por um único sistema, uma filosofia, sem intercâmbio de soluções ‘compatíveis’. Com a Amann Girrbach, somos capazes de fornecer também a finalização do tratamento, garantindo que nossos clientes trabalhem somente com produtos originais Neodent e tenham acesso à nossa garantia vitalícia”, explica Schupp.

Com a representação das soluções CAD/CAM in-lab, a empresa paranaense projeta manter um crescimento na casa dos dois dígitos no ano que vem. Segundo Schupp, o volume de negócios da Neodent Digital deverá representar entre 5% e 8% das vendas totais da companhia.

Em expansão, empresa brasileira vislumbra novos mercados em 2016

Com sede industrial e comercial em Curitiba, a Neodent está em pleno processo de expansão, inaugurando filiais dentro e fora do Brasil. Nos últimos meses, a companhia desembarcou em Buenos Aires e Bogotá. Antes já estava presente na Itália, Espanha e Estados Unidos. Em 2016, a previsão é abrir subsidiárias no Canadá e na França, um plano para ser executado ainda no primeiro trimestre. Ao todo, são 22 unidades no mercado nacional e cinco no exterior.

“Estamos muito contentes com o crescimento da nossa marca no exterior, mas queremos mais. Planejamos ir para outros continentes em 2016”, afirma o CEO da Neodent, Matthias Schupp. Com “pés fincados” na Europa e nas Américas, a empresa deve eleger a Ásia como novo destino. “Anunciaremos assim que tivermos a nossa diretriz traçada.”

Apesar de um 2015 desafiador no mercado brasileiro, com recessão, alta da inflação e real enfraquecido, a Neodent manteve o planejamento estratégico e o ritmo de trabalho de anos anteriores, segundo o executivo. “Temos tidos bons resultados de crescimento também no Brasil. Em nosso mercado, é importante saber que os pacientes sempre vão cuidar da saúde dos seus dentes. O que diferencia uma empresa, neste caso, é a qualidade e a atenção do serviço.”

A alta nos custos de produção obrigou a empresa a elevar o preço dos seus produtos. “Procuramos aumentar em apenas 5% e absorver o resto, por acreditarmos ser o mais justo a fazer”, afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]