• Carregando...
Model 3, o primeiro carro elétrico popular da Tesla | Tesla/Divulgação
Model 3, o primeiro carro elétrico popular da Tesla| Foto: Tesla/Divulgação

Os veículos elétricos já não parecem um sonho futurista, mas continuam sendo uma raridade nas ruas, mesmo em países desenvolvidos. Eles representam menos de 1% das vendas de automóveis nos Estados Unidos, por exemplo, de acordo com o site automotivo Edmunds.com.

No entanto, quando os futuros historiadores de automóveis olharem para trás, eles vão identificar 2017 como o ano em que os veículos elétricos passaram de uma moda progressiva promissora para uma inevitabilidade industrial.

LEIA MAIS Sobre negócios e tecnologia

O ponto de inflexão, dizem os especialistas, segue três desenvolvimentos, cada um com consequências econômicas e culturais:

1. China: além de estabelecer quotas de produção agressivas para veículos elétricos, a China planeja acabar com os motores de combustão interna em 2030. Ao assumir um papel principal na mudança para elétricos, o maior mercado de automóveis do mundo está forçando o resto de a comunidade internacional a seguir seus passos.

2. Tesla Model 3: o primeiro veículo comercial de massa da Tesla inaugurou uma era de excitação sobre carros elétricos por causa do design do carro e preço inicial de cerca de US$ 35 mil nos EUA.

3. Outras montadoras: A General Motors terminou em 2016 como a terceira maior fabricante de automóveis do mundo, o que significa que sua decisão de criar 20 novos veículos elétricos até 2023 deve ter um impacto no mercado global. Volvo, Volkswagen, Mercedes, Audi, BMW e Ford também anunciaram planos nos últimos meses.

“Você realmente sente que essa coisa de eletrificação é de repente muito real”, diz Jessica Caldwell, diretora executiva de análise da indústria em Edmunds.com. “Há um impulso que nós realmente não vimos antes. Ele vem de outros países ao redor do mundo e de grandes fabricantes de automóveis, e isso está forçando todos os outros a seguir.”

O futuro elétrico ainda vai demorar alguns anos, dizem os especialistas. Mas, está claro que haverá pelo menos cinco formas pelas quais a adoção dos elétricos vai ocorrer:

O futuro do “Big Oil”

Não faz muito tempo que as vendas minúsculas de elétricos faziam com que as grandes petroleiras não levassem a sério a ameaça de carros elétricos. Agora, graças à crescente demanda na Ásia e na Europa, dizem os especialistas, isso está começando a mudar, mesmo em meio a previsões de que a demanda de petróleo continuará a crescer no mundo em desenvolvimento. A questão agora para os especialistas não é mais se os elétricos assumirão o controle, mas quando.

A análise do Barclays concluiu que a demanda de petróleo poderia ser reduzida em 3,5 milhões de barris por dia em todo o mundo em 2025. Se a penetração de veículos elétricos atingir 33%, a demanda de petróleo poderia diminuir em 9 milhões de barris por dia até 2040, concluiu Barclays. O New Energy Finance da Bloomberg coloca o número em 8 milhões de barris em 2040, mais do que a “produção combinada atual do Irã e do Iraque”, observa o documento.

Exortando a cautela sobre o impacto dos elétricos na indústria do petróleo, John Eichberger, diretor executivo do Fuels Institute, disse que não espera mudanças significativas na demanda por 15 anos ou mais. “Nós não sabemos o quão rápido as vendas de EV vão pegar, mas o que sabemos é que, não importa o quão rápido isso ocorra, a participação no total de veículos circulando ocorre mais devagar, e isso atrasará o impacto na demanda por combustíveis.”

Os postos de gasolina mudarão ou desaparecerão

Alguns especialistas acreditam que os carros elétricos parecem o sinal de morte do posto de gasolina, mas outros não têm tanta certeza. No início deste ano, John Abbott, diretor de negócios da Shell Oil, revelou que o gigante da energia já está se adaptando.

“Nós temos vários países onde estamos olhando para ter instalações para recarregar baterias”, disse ele ao Financial Times. “Se você estiver sentado recarregando seu veículo, você quer tomar um café ou algo para comer”.

Até que o tempo de recarga caia de forma dramática e os superalimentadores se tornem comuns, a espera pode transformar os postos em “locais de tipo hospitalidade”, de acordo com Guido Jouret, chief digital officer da ABB, que observou que muitos postos de gasolina ganham mais dinheiro vendendo refrigerantes e alimentos do que com gasolina.

Impacto ambiental

Dependendo de como a eletricidade é produzida em sua região, os carros elétricos emitem de 30% a 80% menos gases de efeito estufa, de acordo com Gina Coplon-Newfield, diretora da Iniciativa de Veículos Elétricos da Sierra Club. Se a GM seguir o plano de lançamento de uma nova frota de veículos elétricos, disse Coplon-Newfield, as reduções nas emissões de carbono e a melhoria da qualidade do ar poderiam ser “extremamente benéficas”.

“Nós vimos os clientes se entusiasmarem carros como Chevy Bolt e Volt”, disse ela. “No momento, apenas alguns milhares por mês estão sendo vendidos, de modo que a GM pode aumentar significativamente sua produção, e isso terá um impacto significativo no mercado dos consumidores, do clima e da saúde pública”.

O futuro da mecânica de automóveis

Uma das principais razões pelas quais os proprietários de automóveis visitam um mecânico é uma troca de óleo, o que levanta uma questão: o que acontece quando os veículos já não contam com o petróleo? Não é que os veículos elétricos não exijam manutenção (eles ainda possuem freios, pneus e limpadores de para-brisa, afinal), mas seus motores são muito mais simples, dizem os especialistas.

“Basicamente, essas coisas não quebram”, Tony Seba, um especialista em energia limpa e o fundador da RethinkX, um grupo que prevê mudanças no setor de transporte. “Eles têm 20 partes móveis, em oposição às 2 mil no motor de combustão interna, e mesmo essas 20 são eletromagnéticas, o que significa que eles não tocam e não se quebram e, portanto, são muito mais baratas de manter.”

Alimentando a rede

Nós tendemos a pensar em elétricos como consumidores de eletricidade, mas alguns especialistas acreditam que eles serão mais como “unidades de armazenamento de energia móvel”, como a Forbes notou recentemente. A adoção generalizada, dizem os especialistas, pode permitir que os veículos transfiram energia de volta para a rede quando os custos e a demanda são altos e recarregar a bateria quando a demanda diminui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]