• Carregando...
Um dos apps da PSafe que sumiram do Google Play. | PSafe/Divulgação
Um dos apps da PSafe que sumiram do Google Play.| Foto: PSafe/Divulgação

Todos os aplicativos para Android da PSafe, empresa de segurança digital fundada no Brasil em 2010, estão indisponíveis no Google Play desde a última quinta-feira (10). Em nota, a PSafe afirma que a indisponibilidade é decorrente de um problema técnico em sua loja no Google Play.

A PSafe tem quatro aplicativos para Android, todos voltados à segurança e melhoria do desempenho do smartphone. Os apps são o Dfndr Security (proteção em tempo real contra ameaças digitais), Dfndr Performance (otimização de velocidade e bateria), Dfndr VPN e Dfndr Vault (pastas protegidas para guardar arquivos sensíveis).

Nenhum deles está disponível para download no momento. Pesquisas por “psafe” no Google Play não retornam os apps da PSafe:

Pesquisa por “psafe” no Google Play não retorna resultados.Google/Reprodução

Links diretos para os apps da PSafe caem em uma página de erro com os dizeres “O URL solicitado não foi encontrado no servidor”:

Link para o Dfndr Security dá erro.Google/Reprodução

Em nota enviada à Gazeta do Povo, a PSafe informou que os aplicativos estão indisponíveis devido a “um problema técnico com nossa loja na Google Play” e que estão trabalhando, junto ao Google, para solucionar o problema o mais rápido possível. Ainda não há previsão de quando os apps voltarão ao Google Play.

LEIA TAMBÉM: Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo está banindo o uso de pen drives

A reportagem pediu explicações mais detalhadas do que teria acontecido aos apps, à PSafe e também ao Google. A PSafe informou que se trata de um problema técnico de “integração” com a o Google Play. O Google ainda não havia nos retornado até a publicação desta matéria; ela será atualizada assim que tivermos uma resposta da empresa.

A PSafe ressalta que os usuários que já têm o aplicativo instalado em seus smartphones não correm nenhum risco, pois a proteção e os demais recursos oferecidos por eles independem do Google Play. A princípio, o único prejuízo a esses usuários é a impossibilidade de receberem atualizações para os apps, já que esse processo depende da intermediação da loja do Google.

Para aqueles que não são usuários dos apps, não há como instalá-los. Embora o Android permita a instalação por meios alternativos, o sistema não incentiva isso por questões de segurança e a PSafe não distribui seus apps fora do Google Play.

A PSafe foi fundada em 2010, no Brasil, e tem cerca de 20 milhões de usuários. Em 2017, a empresa, que já levantou US$ 86,1 milhões em investimentos e é cotada como candidata a “unicórnio”, abriu um escritório em São Francisco, na Califórnia, e iniciou um trabalho de reposicionamento visando conquistar mercados internacionais.

Atualização (21/5, às 16h30): Na sexta-feira (18), os apps da PSafe voltaram a ser disponibilizados no Google Play.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]