• Carregando...
Embraer é a empresa brasileira mais inovadora, segundo pesquisa do Valor Econômico e da consultoria PwC | EmbraerDivulgação
Embraer é a empresa brasileira mais inovadora, segundo pesquisa do Valor Econômico e da consultoria PwC| Foto: EmbraerDivulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Embraer - maior fabricante de jatos comerciais de até 130 assentos do mundo - é a empresa mais inovadora do Brasil. A companhia com sede em São José dos Campos (SP) investe a cada ano 10% de seu faturamento em inovação e, somente em 2016, investiu R$ 2,15 bilhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D).

As informações fazem parte do anuário Valor Inovação Brasil, ranking do jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria PwC que elege as 150 empresas mais inovadoras do país. A pesquisa está na terceira edição e leva em consideração o percentual de investimento das companhias em P&D, os tipos de inovação desenvolvidos, número de patentes e centros de pesquisa, a quantidade de funcionários dedicados à P&D e os resultados alcançados.

Líder

A Embraer, a primeira colocada do ranking, investiu 10% do seu faturamento em inovação no ano passado. A empresa também conta com oito centros de pesquisa espalhados pelo Brasil e no exterior, tem 609 patentes registradas nacional e internacionalmente e conta com cerca de 200 funcionários dedicados exclusivamente à P&D.

Um reflexo desse investimento constante em inovação por parte da Embraer, segundo o jornal Valor Econômico, é que 50% do seu faturamento vem de produtos desenvolvidos recentemente. É o caso do cargueiro militar KC-390, dos jatos comerciais E-2 e dos aviões executivos Legacy 500.

Destaque

Um destaque da publicação foi o laboratório farmacêutico Achê. A companhia saiu da 17ª colocação para o 10º lugar ao investir 10% do seu faturamento em inovação ao longo de 2016. A empresa conta com um centro de pesquisa no Brasil, tem 61 patentes e 330 funcionários dedicados à pesquisa e desenvolvimento. Todo esse aparato garante à companhia uma ritmo de 30 lançamentos por ano, segundo o jornal Valor Econômico.

Confira, abaixo, a lista das dez empresas com atuação no Brasil que mais investem e priorizam a inovação, segundo pesquisa do jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria PwC:

  1. Embraer
  2. Whirpool
  3. 3M Brasil
  4. Natura
  5. Bradesco
  6. Grupo Boticário
  7. WEG
  8. Embraco
  9. Itaú Unibanco
  10. Aché 
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]