• Carregando...
Caminhã de lixo autônomo da Volvo sendo demonstrado | Jéssica Sant’AnaGazeta do Povo
Caminhã de lixo autônomo da Volvo sendo demonstrado| Foto: Jéssica Sant’AnaGazeta do Povo

A Volvo, em parceria com a empresa sueca de gestão de resíduos Renova, está testando um caminhão de lixo autônomo. O veículo se movimenta sozinho em rotas pré-estabelecidas e precisa apenas de um operador para acionar a direção automática e posicionar o cesto de lixo no compartimento de coleta. O objetivo é tornar mais seguro o trabalho dos coletores de lixo e aumentar a produtividade da atividade. A tecnologia segue em fase de testes até o fim deste ano e não há data para o início da comercialização.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Uma demonstração do funcionamento do caminhão foi feita nesta terça-feira (16). Um protótipo do veículo em tamanho real foi utilizado para simular o coleta de lixo na Cidade Olímpica, instalações utilizadas durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O teste fez parte da programação do Innovation Summit, fórum organizado pelo grupo Volvo para discutir soluções para cidades inteligentes. 

Leia o passo a passo do funcionamento do caminhão de lixo autônomo

Veja um vídeo do caminhão de lixo autônomo em ação:

O veículo usa tecnologias de direção autônoma e dinâmica para funcionar. Além do próprio sistema da Volvo, chamado de Volvo Dynamic Steering, o caminhão conta com GPS, Lidar e sensores externos. A tecnologia Lidar é a mesma utilizada por Uber e Google em seus testes de veículos autônomos. 

Além da tecnologia, o caminhão precisa do suporte humano para funcionar. Esta pessoa, que pode ser um motorista, coletor ou operador, é quem dará os comandos para a máquina. 

A primeira etapa é o reconhecimento do local que caminhão autônomo vai passar. Um humano precisa dirigir o caminhão pelo trajeto a ser feito para que o sistema de direção do veículo armazene as informações sobre a área e o trajeto. Nessa etapa, o sistema utiliza GPS e sensores para gravar a rota. 

Com a rota pré-programa e registrada no sistema, o caminhão já pode se dirigir sozinho naquela determinada região para recolher o lixo. Basta que motorista auxilie estacionando o caminhão dentro da rota, ajudando a posicionar os cestos de lixo no compactador e acionando um botão externo para o veículo ir de uma lixeira a outra. 

A tecnologia Lidar garante o funcionamento da direção autônoma, enquanto o sistema da Volvo dá o suporte para o funcionamento do caminhão como um todo. Sensores instalados na parte externa do veículo monitoram o trajeto para que o caminhão pare imediatamente caso apareça algum obstáculo ou, se houver espaço, manobre. O caminhão conta ainda com câmeras internas e externas que transmitem ao vivo cada movimento do veículo. 

Presença humana

Um humano ainda é necesssárioJéssica Sant’AnaGazeta do Povo

Mas, apesar de ser autônomo, o caminhão não elimina a necessidade de ter um humano na operação de coleta, o que pode ser visto como uma desvantagem desse protótipo. Outra desvantagem é a necessidade de ter um padrão de lixeira móvel para a coleta, algo que não existe no Brasil, por exemplo. 

A Volvo garante, porém, que a tecnologia tem mais benefícios do que desvantagens. Será necessário somente um operador por caminhão e este não precisará ficar correndo atrás do lixo, nem ficar subindo e descendo da cabine e do compactador o tempo inteiro. 

O caminhão também troca marchas, faz manobras e acelera e freia automaticamente, sem necessidade do auxílio humano, quando ativado o modo autônomo. Toda a etapa de coleta de lixo é feita em marcha ré. Isso faz com que o operador precise andar menos e possa permanecer o tempo todo junto ao compartimento de coleta do caminhão, na parte de trás. Assim, a montadora espera que as lesões diminuam, assim como erros e acidentes. 

Outra vantagem é o aumento da produtividade, já que o controle da direção é automático. A direção autônoma e a automatização de algumas funções também tornam a atividade de coleta mais segura, segundo a Volvo. 

Caminhão de lixo autônomoJéssica Sant’AnaGazeta do Povo

Os testes com o caminhão autônomo seguem até o fim de 2017. Durante este tempo, a Volvo e a Renova aperfeiçoarão a tecnologia e medirão a sua aceitação entre gestores públicos e sociedade par comercializá-la no futuro.

É possível que os primeiros usos comerciais aconteçam em ambientes fechados, como parques fabris. 

A montadora não revela o investimento do projeto, mas somente em 2016 foi gasto US$ 1,6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento para criar inovações em ônibus e caminhões.  

*A repórter viajou a convite da Volvo 

Passo a passo

Veja detalhadamente como funciona a coleta de lixo através do caminhão autônomo:  

1. O veículo precisa mapear a área em que fará a coleta. Para isso, um humano precisa dirigir o caminhão pelo local. Esta etapa precisa ser realizada somente na primeira vez dentro daquela área. 

2. Mapeada a área, o caminhão deve ser posicionado próximo a primeira caçamba de lixo. Um humano precisa dirigir e posicionar o caminhão no local. 

3. Posicionado o caminhão, o funcionário liga a direção automática. 

4. Depois, desce da cabine e vai até a caçamba de lixo e posiciona ela na parte de trás do caminhão. O próprio veículo joga todos os resíduos para dentro do compactador. 

5. Concluída a coleta da primeira lixeira, o funcionário aperta o botão externo localizado na parte de trás do caminhão para o veículo se movimentar sozinho em marcha ré até a próxima lixeira. 

 6. Depois, baste repetir o mesmo procedimento sucessivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]