• Carregando...
Bill Gates adora fazer predições e alertas sobre o futuro. | Michael Buholzerswiss-image.ch
Bill Gates adora fazer predições e alertas sobre o futuro.| Foto: Michael Buholzerswiss-image.ch

Mesmo após ser superado ou, pelo menos, alcançado por diversos empreendedores de sucesso, o que Bill Gates fala vira regra - e não somente no mundo dos negócios. O fundador da Microsoft é visto como um visionário por especialistas de mercado e as predições e alertas costumam ser ouvidas com atenção por empresários, investidores, pesquisadores e governantes.

E como somente o futuro poderá dizer se ele está certo ou errado, vale conferir a lista de cinco frases - e as suas respectivas explicações - que mostram como Bill Gates vê o futuro:

Robôs devem pagar impostos

Certamente deve haver impostos relacionados à automação. Hoje, o trabalhador humano que, digamos, custa US$ 50 mil para uma fábrica tem tributação sobre ele, como imposto de renda, imposto previdenciário, todas essas coisas. Se um robô entrar para fazer a mesma coisa, deveríamos taxá-lo em um nível similar. 

Em entrevista ao site Quartz, em fevereiro deste ano, Bill Gates defendeu que os robôs devem pagar impostos. Não necessariamente os robôs, mas as empresas que contratam os robôs no lugar de trabalhadores humanos.

Para Gates, as empresas saem ganhando ao substituírem trabalhadores por robôs, pois os governos não cobram em cima das máquinas impostos que incidem sobre os funcionários, como direitos previdenciário e trabalhista.

O fundador da Microsoft acredita que os governos deveriam taxar empresas que recorrem à automação e usar o dinheiro do imposto para qualificação das pessoas que perdem empregos para robôs.

Prepare-se para uma nova pandemia

Preparar-se para uma pandemia global é tão importante quanto evitar   projetos nucleares e catástrofes climáticas. Inovação, cooperação e planejamento podem mitigar dramaticamente os riscos apresentados por cada uma dessas ameaças.

Bill Gates apavorou o mundo neste ano durante uma conferência de segurança, em Munique, na Alemanha. O fundador da Microsoft afirmou que nos próximos 10 ou 15 anos o mundo viverá uma nova pandemia.

Essa pandemia pode acontecer, ainda segundo Gates, a partir do computador de um terrorista, que usará a tecnologia para propagar um vírus mortal, ou através da própria natureza.

Ele estima que milhões de pessoas podem ser mortas durante a próxima pandemia e critica o fato de estarmos pouco preparado para este fato que pode abalar economicamente e socialmente governos de todo o mundo. 

“O fato de que uma pandemia global mortal não ter ocorrido na história recente não deve ser confundido com a evidência de que uma pandemia mortal não ocorrerá no futuro”, afirmou Gates.

Ficar doente não será problema

Vai ser muito melhor estar doente daqui a 10 anos do que em qualquer momento do passado.


Apesar do alerta da pandemia, as doenças assustam menos Bill Gates. O fundador da Microsoft destaca que o conhecimento acumulado ao longo dos anos deu possibilidade ao homem desenvolver vacinas e métodos contraceptivos que ajudam no combate de muitas doenças.

Gates destaca, ainda, que o nível de informações biológicas que temos hoje trouxe um avanço para lidar, prevenir e combater diversas doenças e que muito ainda estar por ser desenvolvido, o que facilitará a prevenção e a vida de quem adoecer no futuro.

Entre os grandes avanços da humanidade, segundo Gates, estão as vacinas, capazes de prevenir o avanço de doenças que no passado matavam milhões. “As vacinas são um milagre. Elas são fantásticas.”

Gates mantém com sua mulher Melinda, e apoio do seu investidor, Warren Buffett, uma fundação dedicada a acabar com doenças como malária e pneumonia e a erradicar a mortalidade infantil.

As galinhas serão o melhor investimento

Essas galinhas estão se reproduzindo de maneira contínua, então não há investimento que tenha uma porcentagem de retorno maior do que ser capaz de criar essas galinhas.

Não é piada. No ano passado, Bill Gates afirmou que a maneira de erradicar a pobreza e a fome de pessoas que vivem em condição de extrema pobreza na África está na criação de galos e galinhas. E o empresário prometeu doar 100 mil frangos à população africana.

Gates afirma que criar frango é barato e que os animais se multiplicam rapidamente. Por isso, fazer dinheiro com eles é um tiro certeiro. Ele diz que, ao uma família da região criar cinco galinhas, ela poderá ganhar mais de US$ 1 mil por ano, o suficiente para sair da linha de pobreza.

O fundador da Microsoft também afirma que a carne e os ovos do frango podem ajudar a combater a desnutrição das famílias da região. 

Inteligência artificial, energia e biociência

“Inteligência artificial, energia e biociência são campos promissores onde você pode ter um impacto gigante. É o que eu faria se estivesse começando hoje”

Gates também é um tuiteiro de carterinha. Neste mês, o empresário reuniu em 14 tweets - ou cerca de 1.960 caracteres - quais são as áreas mais promissoras e o que ele faria caso estivesse entrando na faculdade atualmente.

As áreas escolhidas foram inteligência artificial, energia e biociência. Para Bill Gates, as três áreas envolvem campos que estão entre os mais promissores do futuro e são as áreas que mais têm potencial de causar impacto social, econômico e ambiental.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]