• Carregando...
O 4G no Brasil está melhorando | Pixabay​Pexels
O 4G no Brasil está melhorando| Foto: Pixabay​Pexels

A OpenSignal, empresa especializada no mapeamento da cobertura de redes sem fio, divulgou o segundo relatório semestral de 2017 a respeito do estado das conexões móveis à Internet no Brasil. A Claro se manteve no topo do quesito velocidade. Em cobertura de 4G, a TIM também segurou a liderança, mas com a Vivo em seu encalço.

Para chegar a esses resultados, a OpenSignal realizou quase um bilhão de medições em pouco mais de 40 mil dispositivos durante o mês de maio. O relatório não especifica as regiões brasileiras, um aspecto relevante em um país de dimensões continentais. Em vez disso, fornece médias para todo o território nacional.

A Claro, com velocidade média de download de 29,2 Mbps, uma melhoria de quase 2 Mbps desde o último relatório, publicado em janeiro, é a mais rápida do país. Em segundo lugar aparece a Vivo, com média de 20,6 Mbps. Oi e TIM ficaram abaixo da média mundial, atualmente em 16,2 Mbps.

A Claro também mantém a dianteira entre as operadoras mais rápidas no 3G, mas, nesse caso, empata tecnicamente com a Nextel, com velocidades em torno de 4,5 Mbps. A Nextel não foi considerada na mensuração de 4G porque só oferece a tecnologia nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, disponibilidade insuficiente de acordo com os critérios da OpenSignal.

Cobertura

Quando o assunto é cobertura 4G, a Claro despenca para a terceira colocação, um pouco à frente da Oi, oferecendo a tecnologia aos usuários em menos de 50% do tempo. O relatório da OpenSignal considera esse fator, ou seja, a proporção do tempo em que os usuários têm 4G disponível, para ranquear as operadoras.

Na liderança está a TIM, seguida de perto da Vivo. Os clientes de ambas têm 4G disponível na maior parte do tempo. O bom desempenho das duas, que levou o Brasil a, pela primeira vez, ter disponibilidade de 4G acima de 60% do tempo, é um sinal de que “a disponibilidade do 4G no Brasil está melhorando”, segundo o relatório da OpenSignal.

Todas as operadoras estão investindo pesadamente para ampliar suas redes 4G no país. Só no Paraná, três delas prometem chegar ao fim do ano atendendo mais de 100 cidades. A TIM espera alcançar 275 cidades no período, solidificando sua liderança no setor.

O relatório da OpenSignal, em inglês, pode ser lido aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]