• Carregando...
Recursos do Google Lens | GoogleDivulgação
Recursos do Google Lens| Foto: GoogleDivulgação

O Google faz um punhado de coisas, mas ainda é, em essência, uma empresa de buscas. No Google I/O, evento anual para desenvolvedores da empresa, o Google anunciou uma novidade nessa área: a busca visual.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

O novo recurso se chama Google Lens e será incorporado a alguns produtos da empresa. A princípio, no Google Assistant, o assistente pessoal baseado em inteligência artificial, e no Google Fotos, serviço de armazenamento de fotos. 

O Google Lens é como a busca por imagens às avessas usando realidade aumentada. Em vez de digitar ou falar ao Google o que você quer e receber em troca imagens, com o Google Lens o usuário aponta a câmera para qualquer coisa e o Google “lê” o que vê para devolver informações relevantes e contextuais. 

A fachada de um restaurante, por exemplo, retorna informações do lugar como telefone, endereço e nota do estabelecimento no Google Maps. Uma flor é identificada e traz links referentes à espécie dela. Em outra demonstração feita por Sundar Pichai, CEO do Google, o Lens foi capaz de ler e preencher automaticamente a senha do Wi-Fi – para delírio da plateia, repleta de engenheiros, programadores e outras profissionais de tecnologia. 

A tecnologia não é exatamente nova. O próprio Google já oferecia algo assim, mas em um domínio bem específico, o das traduções. Com o app Google Tradutor, é possível apontar a câmera para um texto e vê-lo traduzido, em tempo real. Outras empresas também oferecem a tecnologia. Recentemente, a Samsung lançou sua própria assistente pessoal, a Bixby, com essa capacidade. 

A diferença é que o Google Lens usa toda a infraestrutura de aprendizagem de máquina e reconhecimento de imagens do Google para essa finalidade. O Google é um dos líderes do segmento, o que deve lhe dar vantagem nessa incipiente guerra de câmeras.

O Google Lens chega em breve, nos Estados Unidos, para o Google Assistant e Google Fotos.

iPhone e português brasileiro 

Google Assistant no iPhoneGoogleDivulgação

Novidade já esperada, o Google anunciou a disponibilidade do Google Assistant para o iPhone, começando também pelos Estados Unidos. A empresa ainda anunciou novos idiomas suportados pelo Assistant; o português brasileiro está entre eles. A assistente começará a falar em nosso idioma entre junho e setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]