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| Foto: Divulgação/ Facebook

O Facebook lançou nesta segunda-feira (22) uma função de compras e vendas dentro da plataforma. O novo campo, chamado de Marketplace, permite que pessoas encontrem, anunciem e vendam produtos. A novidade já estava em funcionamento em 46 países e agora chega ao país para competir com outras plataformas de compra e venda entre pessoas físicas, como Mercado Livre e OLX.

Para usar a nova função, basta acessar o Facebook e clicar no ícone escrito Marketplace. Depois, utilize o campo de pesquisa para encontrar produtos de seu interesse. Os resultados são filtrados pela rede social de acordo com o local de busca, categoria e preço.

Já quem quer vender um produto, basta acessar a função Marketplace, tirar uma foto do produto, descrever seu item e estabelecer um preço. As pessoas vão ver seu anúncio e, se tiverem interesse, entrar em contato via Messenger pedindo para comprar o item.

Intermediação

Vale ressaltar que o Facebook atua somente como uma plataforma de intermediação entre compradores e vendedores. A empresa não se responsabiliza pelos itens vendidos, nem pelos acordos feitos dentro da plataforma. O pagamento e e entrega são responsabilidades do comprador e do anunciante, respectivamente.

O modelo já está em funcionamento em 36 países e, segundo a rede social, as três principais categorias com as quais as pessoas mais interagiram no decorrer dos três últimos meses foram veículos, móveis e computadores e eletrônicos.

A nova função começa a ser disponibilizada gradualmente a partir desta segunda-feira (22) a usuários de todo o país.

Formalização dos grupos de compra e venda

O novo serviço do Facebook chega ao Brasil para formalizar, também, algo que já acontecia dentro da plataforma. De acordo com a própria rede social, 550 milhões de pessoas visitam grupos de compra e venda no Facebook todos os meses no mundo.

“Sabemos que as pessoas já usam o Facebook para comprar e vender entre elas em suas comunidades e, agora, estamos tornando esse processo mais fácil”, disse Karandeep Anand, diretor de gestão de produto do marketplace do Facebook, em nota.

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