• Carregando...
Facebook realizou a sua conferência anual com desenvolvedores, a F8, nesta terça-feira (18) | Reprodução/Facebook/
Facebook realizou a sua conferência anual com desenvolvedores, a F8, nesta terça-feira (18)| Foto: Reprodução/Facebook/

Nesta terça-feira (18), o Facebook realizou a sua conferência anual com desenvolvedores, a F8, e anunciou novidades para seu aplicativo de bate-papo e lançou uma nova ferramenta de realidade aumentada. O evento está na sua décima edição e acontece até esta quarta-feira (19) em San Jose, Califórnia, nos Estados Unidos. Confira os principais anúncios feitos:

LEIA MAIS notícias sobre negócios e tecnologia

Siga @gpnovaeco no Twitter

Realidade aumentada

Durante a F8, o Facebook anunciou uma plataforma para ajudar desenvolvedores a criar novos aplicativos e aplicações que usem realidade aumentada. A ferramenta já está disponível na versão beta e vai incentivar que os desenvolvedores usem somente a câmera do celular como plataforma para ativar a tecnologia.

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite inserir objetos virtuais no mundo físico. Normalmente, o usuário precisa usar um óculos de realidade aumentada para ver o efeito ou alguma lente especial. A exceção - e o que tornou a tecnologia tão popular - foi o aplicativo Pokemon Go, que permitia capturar bichos virtuais pela cidade usando apenas a câmera do celular.

O objetivo de Mark Zuckerberg é chegar a aplicações que basta o usuário tirar o celular do bolso para ver o efeito de realidade aumentada. “O Facebook permitiu a extensão do mundo físico para o digital. Com a realidade aumentada, vamos ajudar a misturar os mundos digitais e físicos em formatos novos, tornando nosso mundo físico melhor”, afirmou o fundador do Facebook.

Zuckerberg explicou que o projeto começou quando câmeras foram integradas aos seus aplicativos, o Facebook e o Instagram. Agora, em pouco tempo, será possível transformar os próprios celulares em plataformas de realidade aumentada. “Este é apenas o começo”, concluiu durante a sua apresentação.

Messenger

No ano passado, quando o Facebook disse que seu aplicativo de bate-papo, o Messenger, levaria os usuários a conversar com as empresas por meio de chatbots - robôs capazes de conversar por texto com humanos -, a afirmação causou uma onda de ceticismo.

Parte disso foi de propósito, diz David Marcus, chefe do Facebook Messenger. Ele queria dar às empresas um ano para construir bons chatbots primeiro. Agora ele quer torná-los fáceis de encontrar.

Durante a F8, a empresa anunciou que o Messenger terá uma guia destacando as empresas que usam o serviço de chatbots e que estão aptas a responder questionamentos dos seus clientes.

Uma outra guia separada será dedicada a jogos virtuais, como poker e xadrez, para que o usuários possam se divertir enquanto conversam com amigos e empresas. O Messenger também permitirá que as empresas usem seu software de inteligência artificial para dar respostas automatizadas a perguntas básicas, como horas de operação.

Tudo isso vai ajudar o Facebook a criar um modelo de negócio rentável para o Messenger, que, apesar de mais recente, tem mais usuários do que o Instagram, também de propriedade do Facebook.

O diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse a investidores que não tem pressa em ganhar dinheiro com o Messenger. Mas não pode demorar muito: as despesas do Facebook estão subindo, e a empresa decidiu parar de aumentar a quantidade de publicidade em seu feed de notícias, o que poderia diminuir o crescimento das receitas.

Durante o último ano, o Facebook tem vendido anúncios que direcionam as pessoas do feed de notícias para um bate-papo com o Messenger. A ferramenta de bate-papo também começou a exibir anúncios mais básicos, na página principal com histórico de bate-papo dos usuários.

Há mais ideias para tornar o aplicativo rentável. David Marcus, head of Facebook Messenger, mencionou um programa de teste com os Golden State Warriors, onde as pessoas que visitam o estádio da equipe da NBA podem usar seus telefones para encomendar comida e para marcar seus assentos, fazendo seus pedidos pelo bate-papo do Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]