• Carregando...
iOS avisa quando a bateria do iPhone precisa ser trocada | Apple/Divulgação
iOS avisa quando a bateria do iPhone precisa ser trocada| Foto: Apple/Divulgação

Com o passar do tempo, as baterias de íons de lítio, usadas em smartphones, tablets e notebooks, perdem a eficiência na retenção de carga. A cada ciclo, que compreende o uso de 100% da capacidade de modo não sequencial, a capacidade original diminui. Isso, além de eventuais danos, pode exigir a troca da bateria. No iPhone, o sistema monitora e avisa o usuário quando esse momento chega. 

Desde a versão 10.2.1 do iOS, lançada em janeiro de 2017, a Apple avisa o usuário quando é preciso trocar a bateria do iPhone. Nos Ajustes, na tela da bateria, a mensagem “A bateria do iPhone pode precisar de reparo” é exibida quando a em uso está muito desgastada, exigindo recargas mais frequentes e ocasionando desligamentos inesperados do aparelho. 

A Apple, em sua documentação, reforça que “não se trata de um problema de segurança”, e que “você poderá continuar usando o iPhone até a bateria ser examinada” sem qualquer risco. O custo do reparo da bateria, segundo a própria Apple, é de R$ 449.

Outras fabricantes 

Smartphones da Samsung não exibem mensagem do tipo. A empresa, porém, especifica em seus manuais, como no do Galaxy S8, recomendações similares às encontradas na documentação da Apple: 

  • Quando você expõe a bateria a temperaturas muito frias ou muito quentes, a carga útil poderá ser reduzida. 
  • A bateria é consumível e a carga útil se reduzirá com o tempo. 

No manual do G6, da LG, é especificado que “uma bateria pode ser recarregada centenas de vezes até que seja necessária a sua substituição” e que a troca deve ser feita quando a original “não oferecer uma performance aceitável”. 

Cuidados para garantir a vida útil da bateria 

As baterias de íons de lítio, tipo majoritário nos dispositivos modernos, não “viciam”, ou seja, não sofrem de efeito memória caso sejam recarregadas antes de se esgotarem completamente. Sua vida útil é estimada em ciclos de recarga contados de modo não sequencial, como explica o site da Apple

“Por exemplo, você pode usar 75% da capacidade da bateria em um dia, depois dar uma carga completa durante a noite. Se você usar 25% no dia seguinte, terá descarregado 100%, e os dois dias vão equivaler a um ciclo de carga. Um ciclo completo pode levar vários dias.” 

Como é feita a contagem de ciclos para baterias de íons de lítioApple/Divulgação

Um dos grandes vilões da bateria é a temperatura. O ideal, ainda segundo a Apple, é manter o smartphone entre 16 e 22º C; temperaturas acima de 35º C devem ser evitadas, pois podem “causar danos permanentes à capacidade da bateria e ela não carregará o dispositivo o suficiente”. Durante a recarga, quando a bateria aquece, recomenda-se a remoção de capas. 

Caso o dispositivo fique guardado por muito tempo, a indicação é que a bateria esteja com metade da carga e que esse valor seja verificado a cada seis meses. Guardá-lo com a bateria descarregada pode colocá-la em um modo de descarga intensa que torna impossível o armazenamento de carga. Por outro lado, guardá-lo com a bateria cheia pode reduzir a sua vida útil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]