• Carregando...
 | EMBRAER/DIVULGAÇÃO
| Foto: EMBRAER/DIVULGAÇÃO

Depois de meses de negociações, as tratativas entre Boeing e Embraer para a aquisição de uma parte da empresa brasileira pela norte-americana parecem estar caminhando. De acordo com informações do jornal Valor Econômico, embora ainda faltem algumas etapas, a proposta de joint venture vem ganhando força nas últimas semanas. A ideia é que o setor de aviação comercial seja vendido para a Boeing, mas que os negócios de defesa permaneçam com a Embraer.

Pelo modelo, seria criada uma terceira empresa com controle da Boeing, que teria entre 80% e 90% das ações. A operação atenderia aos interesses da empresa norte-americana, que deseja ter o controle acionário da nova empresa para que possa tomar decisões estratégicas. A possibilidade da criação de uma terceira empresa já havia sido cogitada em fevereiro.

O modelo proposto, entretanto, precisa da aprovação do governo. Mesmo que a Embraer não seja da União, o Executivo brasileiro tem poder de veto sobre qualquer decisão estratégica envolvendo a empresa. A prerrogativa vem de uma classe especial de ação, a “golden share”.

O interesse da Boeing em comprar a Embraer veio a público no final do ano passado. Se concretizada, a aquisição fará com que a empresa norte-americana possa fazer frente à francesa Airbus no segmento de aeronaves comerciais regionais. Atualmente, a Boeing é a maior fabricante de aeronaves do mundo, enquanto a Embraer está em terceiro lugar na área de aviões comerciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]