Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fotografia

Nikon encerrará a venda de câmeras, lentes e acessórios no Brasil

O encerramento das vendas faz parte de um grande plano de reestruturação global da empresa. Nikon afirma que as garantias serão honradas

Nikon D3200, uma das câmeras DSLR da Nikon. | Pexels
Nikon D3200, uma das câmeras DSLR da Nikon. (Foto: Pexels)

A Nikon, fabricante japonesa de câmeras, lentes e acessórios fotográficos, anunciou que deixará de comercializar seus produtos no Brasil a partir de 31 de dezembro de 2017.

De acordo com o comunicado publicado no site oficial da Nikon, o fechamento da loja virtual, canal exclusivo para a comercialização dos seus produtos no país, faz parte de uma “reestruturação em escala global” que compreende a otimização de pesquisa e desenvolvimento, vendas e fabricação. 

A empresa afirma que honrará os períodos de garantia dos produtos, inclusive os vendidos até 31 de dezembro. Para os que estiverem fora da garantia, “sempre que possível, a assistência técnica será fornecida com base nos custos aprovados pelos proprietários”. 

A Nikon instalou a sua subsidiária no Brasil em abril de 2011. Até então, era representada no país pela importadora T. Tanaka. Na época, o objetivo da fabricante japonesa era se tornar um dos principais players de fotografia do Brasil dentro de três anos, focando nos segmentos de câmeras compactas e DSLR (profissionais). 

Nos últimos anos, faturamento e lucro globais da Nikon diminuíram. No segundo trimestre do ano fiscal de 2017 (encerrado em 30 de setembro de 2016), a empresa anunciou um grande plano de reestruturação, que inclui a reorganização de 1500 funcionários e foco maior em câmeras de alto valor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.