• Carregando...
Instagram anunciou que o Stories, seu clone do Snapchat, tem mais usuários que o próprio Snapchat. | Pixabay/Wokandapix
Instagram anunciou que o Stories, seu clone do Snapchat, tem mais usuários que o próprio Snapchat.| Foto: Pixabay/Wokandapix

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (13) que o Instagram Stories, o recurso que permite o envio de fotos e vídeos efêmeros implementada no Instagram no final de 2016, é usado diariamente por 200 milhões de pessoas. O número é maior que o do app que o inspirou, o Snapchat.

Ao abrir seu capital (IPO, na sigla em inglês), em março, o Snapchat revelou dados atualizados da sua base de usuários. Na ocasião, o aplicativo contava com 158 milhões de usuários diários no mundo inteiro.

Instagram copia recursos do Snapchat, o “inimigo número 1” do Facebook

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

O Instagram Stories foi lançado em novembro do ano passado como mais uma tentativa do Facebook de fazer frente ao crescimento do Snapchat. Ao replicar os recursos, a experiência e até o nome do rival – no Snapchat, as imagens e vídeos públicos que expiram em 24 horas também se chamam “Stories” –, a empresa sofreu críticas de usuários e de parte da imprensa especializada devido à excessiva semelhança. Mas a aposta deu certo. Em menos de cinco meses, a cópia alcançou 200 milhões de usuários diários, superando o original em popularidade.

Nesse período, o Instagram aperfeiçoou a ferramenta trazendo mensagens privadas efêmeras (o recurso original do Snapchat), adesivos e funcionalidades diversas. O Facebook, no que parece uma estratégia agressiva a fim de minar as operações do Snapchat, “comoditizou” o recurso replicando-o nos outros apps da casa. Messenger, WhatsApp e até o app principal do Facebook podem, atualmente, receber imagens e vídeos que somem depois de um dia. Entretanto, nenhum desses parece ter sido tão bem sucedido quanto o Instagram Stories.

O desafio do Snapchat pós-IPO é retomar o crescimento. O ritmo da maior parte de 2016, de 15 milhões de novos usuários por trimestre, despencou no último para apenas cinco milhões. Do seu lado, o Instagram ainda tem uma boa margem interna para crescer. Apenas 1/3 da base total, que contabiliza 600 milhões de usuários, usa o recurso Stories.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]