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Alguns ônibus da Pluma | Divulgação/Pluma
Alguns ônibus da Pluma| Foto: Divulgação/Pluma

Em setembro de 2016, a Pluma, empresa curitibana de transportes e logística, teve uma semana complicada. Na segunda (5), o servidor de ERP responsável por partes vitais da operação deu problema. Piorou: o backup dele também apresentou falhas nos dias seguintes. Na sexta-feira (9), com a ajuda de uma startup especializada, teve início a migração do servidor local para a nuvem, um processo delicado, mas que transcorreu com rapidez e tranquilidade, livrando a empresa do risco de perder todas as suas informações.

No domingo (11), o ERP já estava rodando na nuvem. Durante a migração, colaboradores e clientes não foram afetados.

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O ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, é um sistema que integra informações e processos de uma empresa. Na Pluma, que atua no transporte rodoviário de passageiros, cargas, encomendas e fretamentos turísticos, passam pelo ERP tarefas como rastreamento de entregas, cargas, controle de saídas e chegadas de veículos de turismo, emissão de notas, taxas, seguros, cobranças até a folha de pagamento dos colaboradores. Eles contam com 25 filiais no Brasil, uma na Argentina e costumam ter 70 veículos rodando simultaneamente.

Marcel Luiz Arantes, gerente de TI da Pluma e consultor de empresas, comentou que o trabalho, feito em parceria com a Sky.One, foi intenso, mas tranquilo. “Ninguém pensa que vai acontecer [problema no backup], mas acontece,” disse. Já estava nos planos fazer a migração do servidor local, em uso havia cinco anos e gerenciado internamente, para a oferta de serviços na nuvem da Amazon, a AWS (Amazon Web Services). O imprevisto adiantou a migração.

Do servidor local para a nuvem

A Sky.One, startup fundada em 2014, havia sido contratada por indicação da Amazon para conduzir a migração. Entre outros serviços dela, está o de migrar para a nuvem sistemas de gestão (ERP) que não foram desenvolvidos para esse ambiente. Era o caso da Pluma. A expertise na área foi o que permitiu que o trabalho fosse feito tão rapidamente – um fim de semana, basicamente – e com resultados positivos.

A plataforma da Sky.One, chamada Auto.Sky, roda na nuvem da Amazon e automatiza uma série de rotinas, facilitando o trabalho das equipes de TI das empresas e otimizando o uso dos recursos. Caio Klein, sócio e COO da Sky.One, citou o robô que monitora constantemente o ambiente do cliente como uma vantagem da plataforma. Quando esse robô nota que poucos usuários estão conectados à ferramenta, por exemplo, menos recursos são alocados a ela, gerando economia. “É um dos segredos de como manter a infra enxuta e eficiente e com bom desempenho para o usuário,” explicou.

Arantes exalta as vantagens do novo sistema: “como gestor, ficava 24 horas preocupado porque pode acontecer alguma coisa – são máquinas sujeitas a falhas. [A automação] liberou a gente para fazer outras coisas, focar no negócio da empresa, pensar em outras soluções, em melhorias.”

Outra vantagem comentada pelo gerente de TI é a mobilidade, já que o novo sistema na nuvem funciona em qualquer navegador web. Problemas de compatibilidade que existiam no modelo antigo, baseado em servidores locais, também foram mitigados. As impressoras, que costumavam ser uma fonte de dor de cabeça devido ao uso de marcas diferentes e que não dialogavam com o servidor remoto, agora funcionam normalmente – basta apenas elas estarem instaladas e funcionando na máquina local, da filial.

O fato do ERP estar na nuvem ainda desobriga a empresa a monitorar e cuidar de tarefas como manutenção de backup, redundância, investimento em hardware e suporte – tudo isso vem incluso no pacote e é automático. Dois servidores, antes usados exclusivamente para essa área, foram aposentados. Marcel diz que não houve uma redução de custos imediata, mas que no longo prazo a economia deve ser sentida graças a esse enxugamento de atribuições diretas à sua área, todas elas agora monitoradas e protegidas pela infraestrutura preparada pela Sky.One na nuvem da Amazon.

“Mundo novo a ser descortinado”

A adaptação dos colaboradores que lidam com o ERP foi, nas palavras do gerente de TI, “mais tranquila do que o esperado”. Equipes de suporte da Pluma e da Sky.One ficaram de prontidão para prestar auxílio aos profissionais da Pluma que, ao voltarem do fim de semana, se depararam com um sistema diferente. Mas a adaptação foi rápida, e o que se imaginou que seria uma demanda de semanas, acabou necessária apenas nos primeiros três dias.

Para Klein, “existe um mundo novo a ser descortinado” por empresas que ainda não migraram para a nuvem. Os benefícios (alta disponibilidade, alocação dinâmica de recursos, custos menores, entre outros) justificam o processo, que, no fim, com bom planejamento é feito de maneira segura, tranquila e rápida. O executivo disse que a plataforma Auto.Sky tem abarcado mais desenvolvedores de soluções ERP tradicionais, que projetam suas soluções baseadas em servidores tradicionais, a fim de possibilidade que os clientes deles migrem com mais facilidade para a Amazon e usufruam de todas as vantagens desse movimento.

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