• Carregando...
Linha de produção da Selmi, indústria paulista que licenciou a marca Todeschini | Divulgação/Selmi
Linha de produção da Selmi, indústria paulista que licenciou a marca Todeschini| Foto: Divulgação/Selmi

Apesar de a empresa ter fechado em 2013, a Todeschini retornou às prateleiras dos supermercados e agora busca ganhar notoriedade em todo o país. A indústria paulista Selmi, fabricante dos produtos Galo e Renata, licenciou a marca curitibana há três anos e começou a produzir massas e biscoitos com a embalagem Todeschini. O plano é recuperar o protagonismo da marca curitibana no Paraná e depois torná-la conhecida em todo o país.

LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

A Todeschini Alimentos foi fundada em Curitiba em 1885, pelo imigrante italiano Giuseppe Todeschini, e produzia massas, biscoitos e bolachas. A empresa foi a primeira fábrica nacional de massas do Sul do país e conseguiu se consolidar no mercado regional como a principal fabricante do setor. Mas uma crise financeira atingiu o negócio no início dos anos 2000, o que levou ao fechamento da empresa em 2013.

Da indústria centenária, sobrou somente a marca Todeschini, colocada à disposição do mercado para licenciamento. A indústria paulista Selmi, detentora das marcas Galo e Renata e que também atua no segmento de massas e biscoitos, adquiriu o licenciamento da marca curitibana e passou a ter direito a produzir e comercializar produtos com a embalagem Todeschini.

O diretor comercial da Selmi, Marcelo Guimarães, afirma que a similaridade entre as marcas foi um dos motivos que levaram ao licenciamento. “A Todeschini tem uma história similar em alguns aspectos com a Selmi. Ela é uma marca tradicional com mais de 100 anos de mercado, tem uma cultura ligada ao agronegócio e teve por anos gestão familiar.”

A Selmi foi fundada em 1887 no interior paulista pelo migrante italiano Adolpho Selmi para fabricação de macarrão. A empresa, que já está na quarta geração, ampliou os seus negócios e passou a fabricar massas e biscoitos sob as marcas Galo e Renata. Ela se tornou a segunda maior indústria de massas alimentícias do Brasil e tem mais de 300 itens no seu catálogo. Sua fábrica de biscoitos fica em Sumaré, no interior de São Paulo, e a de massas em Rolândia, na região metropolitana de Londrina, no Paraná.

Além da similaridade entre as marcas, a força da Todeschini no Paraná contribuiu para o licenciamento. Ao adquirir a licença, a Selmi passou a ter 40% de participação de mercado (market share) no setor de massas alimentícias no estado. “A marca Todeschini já foi em Curitiba e região líder de mercado. Ela já tem prestígio com o povo paranaense e também é conhecida em outros estados, principalmente em Santa Catarina e Mato Grosso”, explica Guimarães.

Reconstrução da marca

A Selmi trabalha agora para reconstruir a Todeschini. A marca e as embalagens ganharam um novo design e novos investimentos foram feitos para melhorar a distribuição e a exposição dos produtos nos pontos de venda. Estão sendo comercializados, atualmente, 39 itens Todeschini, entre massas e biscoitos.

Depois de fazer a marca recuperar o protagonismo estadual, a Selmi quer aproveitar a sua experiência nacional com os produtos Galo e Renata para tornar a Todeschini uma marca nacional. “Primeiro estamos resgatando o prestígio no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso para depois expandir a marca nacionalmente”, conta Guimarães.

As massas e biscoitos Todeschini são feitas nas mesmas linhas de produção dos produtos Galo e Renata, nas fábricas instaladas no interior do Paraná e de São Paulo.

Lançamentos

Na Mercosuper, feira de supermercadistas paranaenses que aconteceu na última semana em Curitiba, a Selmi lançou os biscoitos de água e sal e laminados Galo e o biscoito Recheado Pica-Pau Chocolate com Baunilha da marca Todeschini. Os produtos já estão sendo comercializados e reforçam os mais de 300 itens do catálogo da companhia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]