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A companhia aérea Emirates cancelou passagens de clientes brasileiros que compraram bilhetes para o Líbano e Austrália pagando apenas o valor da taxa de embarque. As passagens estavam disponíveis para compra no próprio site da empresa e também em sites de agências de viagem na madrugada de quinta-feira (16) e foram canceladas na sexta-feira (17).

Segundo o empresário Daniel Mamoré, um dos clientes que teve o bilhete cancelado, a empresa chegou a emitir a passagem. “Quem efetuou a compra, assim como eu, teve seu e-ticket emitido. Ou seja, não era apenas a reserva, que cria apenas expectativa de direito, mas sim o e-ticket que é o bilhete eletrônico que garante o direito ao embarque”, relata.

Considerando o trecho entre Curitiba e São Paulo, a viagem de ida e volta de Daniel a Brisbane, na Austrália, custou R$ 508. Considerando apenas os voos oferecidos pela Emirates, a viagem de São Paulo à Austrália, com escala em Dubai, saiu por R$ 455. Quem comprou bilhetes com destino a Beirute, capital do Líbano, pagou R$ 290.

Print da tela feito pelo empresário Daniel Mamoré comprova que o processo de compra da passagem foi efetuado.Reprodução

Lesados

Daniel conta que diversas pessoas que se sentiram lesadas pela empresa já estão se organizando para trocar informações sobre o caso. Segundo ele, alguns consumidores disseram ter recebido uma ligação da empresa afirmando que o que aconteceu foi um erro no sistema e que o reembolso dos valores já pode ser solicitado.

Nas redes sociais da Emirates, diversos consumidores estão enviando mensagens criticando a atuação da companhia aérea. Os clientes estão postando duas reclamações padrão: em uma delas, dizem que a empresa cancelou as passagens depois que os assentos já haviam sido escolhidos, o pagamento confirmado pela operadora do cartão de crédito e o bilhete virtual impresso. “Eu não vou pagar pelos erros deles [Emirates]. Eu vou buscar Justiça”, dizem.

Em outra mensagem, os consumidores reclamam do tratamento que estão recebendo da empresa. “É ultrajante. Estamos sendo tratados como criminosos pela equipe da Emirates em São Paulo. Eles estão sendo rudes e preconceituosos”, criticam.

A Gazeta do Povo não conseguiu contato com a companhia aérea para comentar o assunto. Entretanto, o site Passagens Imperdíveis, um dos que anunciou a “promoção”, publicou um comunicado enviado pela Emirates no qual a companhia afirma que “isso ocorreu devido a um erro técnico no carregamento das tarifas no sistema online de reservas”. Segundo a nota, a falha ficou no ar por aproximadamente três horas.

Casos similares

Em 2014, a companhia aérea KLM vendeu passagens de ida e volta entre o Brasil e a Europa por até R$ 282. Segundo a empresa, isso aconteceu porque os valores foram acidentalmente carregados no sistema. Entretanto, os passageiros que emitiram os bilhetes aéreos conseguiram viajar pela companhia. A Gol agiu da mesma forma ao vender acidentalmente passagens internacionais a partir de R$ 55, em 2014.

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