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Com desemprego elevado, atingindo 13,5 milhões de brasileiros, a busca por trabalhos  freelancers cresce também entre os que não possuem outra opção. | Pixabay/
Com desemprego elevado, atingindo 13,5 milhões de brasileiros, a busca por trabalhos freelancers cresce também entre os que não possuem outra opção.| Foto: Pixabay/

Trabalhar de casa e sem amarras é uma ambição profissional comum, especialmente para a Geração Y. Com desemprego elevado, atingindo 13,5 milhões de brasileiros, a busca por esse estilo de vida cresce também entre os que não possuem outra opção.

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Apenas em 2016, o site Freelancer.com, presente no mundo todo, cresceu 62,5% no Brasil, indo de 240 mil usuários, em 2015, para 390 mil no espaço de um ano. De acordo com o diretor internacional do portal, Sebastián Siseles, todos os dias são publicados por lá mais de oito mil novos projetos, em mais de 900 categorias em 21 moedas.

“Há três áreas ou especialidades que mais demandam no Brasil: desenvolvimento de software, desde a construção de um site até questões mais complexas; desenho gráfico, para projetos de logotipo, site ou infografia; e tradução”, conta Siseles.

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A plataforma Welancer, que reúne profissionais autônomos criativos no Brasil, listou algumas das principais dicas para o profissional que pretende começar a vida neste formato. Confira:

1 - Valorize o seu trabalho

Conheça seu trabalho: familiarize-se com preços ou custos correntes para evitar que você seja enganado ou induzido a trabalhar por baixo custo.

O fato de você ser iniciante na área não significa que o preço cobrado para fazer um trabalho deva ser abaixo do mercado. “Por mais que a ansiedade de fechar os primeiros contratos seja grande, tenha sempre em mente um valor mínimo para determinado tipo de serviço e, caso o interessado em contratá-lo ofereça um valor menor, não aceite”, ensinam os profissionais da plataforma.

Para ajudar, é ideal valorizar a apresentação da sua imagem e dos seus serviços. Desse modo, não se atrase para reuniões e vista-se adequadamente para cada ocasião.

2 - Não tente agradar a todos

Não se candidate para tudo. Seja seletivo. Como um profissional independente, sinta-se livre para escolher os seus clientes.

Aceitar todas as solicitações que chegam até você pode ser prejudicial à medida que você pode acabar ficando sem tempo de realizar um bom serviço ou até mesmo aceitando um trabalho para o qual não possui a qualificação necessária. “Aprenda a dizer não, pois caso contrário, ao final do trabalho você e seu cliente podem ter uma grande dor de cabeça”, recomenda o texto da plataforma.

Para o diretor internacional do Freelancer.com, Sebastián Siseles, um dos pontos mais importantes é que o profissional defina uma área em que possa se tornar especialista e, assim, se tornar referência para os clientes. Portanto, escolha a sua área de competência corretamente, um nicho que é valor único e adicione ao seu perfil.

3 - Avalie cuidadosamente os orçamentos

Procure sempre passar seus orçamentos por escrito e, antes de enviá-los, avalie os valores com cuidado para que o valor final cubra seus custos e você não perca dinheiro. Por isso, nada de pressa.

Por segurança, existe a recomendação de só iniciar o trabalho depois de ter recebido alguma parte do combinado. Se o cliente diz que prefere pagar quando tiver certeza de que seu trabalho é bom, mostre a ele seu portfolio e garanta que o projeto dele terá tanta qualidade quanto os anteriores.

4 - Lembre-se sempre de seus clientes

Ao fechar seus contratos, principalmente os primeiros, você criará laços com seus clientes. Por isso, mesmo depois de ter entregado os projetos, mantenha contato com sua clientela mandando e-mails, ligando para saber como estão ou se precisam de alguma coisa.

Você pode, inclusive, fazer visitas regulares a eles para mostrar as novidades da área. Essa atitude passará segurança e credibilidade, além da possibilidade de você ser indicado para outras empresas que precisem dos seus serviços.

5 - Procure aprender com seus erros

Quando acontecerem erros, é ainda mais importante solucioná-los para não prejudicar a sua credibilidade.Em determinados pontos da sua carreira, você com certeza cometerá algum erro, como estourar prazos, cometer gafes nas reuniões e perder clientes. Quando isso acontecer, procure aprender as lições que vêm junto com esses erros para que você esteja cada vez mais preparado e não erre nas próximas vezes. Lembre-se de que o aprendizado deve ser constante.

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