• Carregando...
 | Bigstock/
| Foto: Bigstock/

Uma renda extra é sempre bem-vinda, ainda mais em momentos de crise. Seja para quem busca um reforço no orçamento ou mesmo prefere fugir do modelo engessado da vida de escritório, os trabalhos de freelance vêm se destacando como uma opção para profissionais de diferentes áreas. A possibilidade de trabalhar de casa, fazer seu horário e selecionar o projeto é algo que chama a atenção, além de oferecer aquele dinheiro extra no fim do mês.

Encontrar essas oportunidades é mais simples do que parece. Há diversas plataformas online que fazem o meio de campo entre o profissional e as empresas. São serviços que facilitam tanto a busca por projetos que se encaixam com suas habilidades como ainda fazem o intermédio do pagamento. Em alguns casos, é possível negociar com companhias internacionais e receber em dólar ou euro.

Conheça alguns sites que oferecem “freelas”.

99freelas

O 99freelas reúne oportunidades de diferentes áreas, de redação de texto e edição de imagens a trabalhos para advogados e engenheiros. O usuário consegue filtrar os projetos de acordo com as suas habilidades e se candidatar às vagas de seu interesse. A utilização é gratuita, mas é possível assinar uma versão Premium para ter mais visibilidade e acesso privilegiado a alguns trabalhos.

Prolancer

De maneira semelhante ao 99freelas, o Prolancer faz uma filtragem com base no seu perfil. O interessante é que ele possui um sistema inteligente que aprimora esse refino e otimiza os resultados, aumentando as chances de surgir algo do seu interesse. O Prolancer lançou recentemente um aplicativo para smartphones, descrito pela própria empresa como “o Tinder das vagas de emprego”.

Trampos

O Trampos é uma das plataformas de freelance mais populares do Brasil e reúne diversas vagas, sobretudo para a área de comunicação. Além de redação e produção de conteúdo, a página traz várias oportunidades para profissionais do design, marketing e programação. Com uma interface bastante amigável, também lista vagas de estágio e emprego.

NearJob

Com o NearJob, o usuário tem mais opções de filtrar e gerenciar quais oportunidades de trabalho são exibidas. Além de definir por sua área de atuação, é possível procurar com base na data de publicação da oferta, reputação do contratante e até estabelecer um valor mínimo e máximo de pagamento, evitando que surjam propostas absurdas.

Freelancer.com

A australiana Freelancer.com traz oportunidades de diferentes partes do mundo, o que faz com que os valores pagos sejam bem interessantes. A maioria das vagas são destinadas a designers e programadores, mas é possível encontrar também propostas para produtores de conteúdo, especialistas em marketing digital e desenvolvedores de aplicativos.

Upwork

Ao contrário das demais plataformas, em que o usuário se candidata às vagas propostas, o Upwork é uma ferramenta para que as empresas encontrem profissionais dispostos a realizar um serviço de freelancer. O usuário se cadastra, aponta suas habilidades e espera o contato de algum projeto. Todo o pagamento é feito via PayPal, o que facilita os trâmites.

CrowdSpring

Voltado para profissionais da área do design e programação, o CrowdSpring trabalha com base no sistema de votação. A empresa cria seu projeto e apresenta algumas diretrizes de como gostaria que tudo fosse executado. Os interessados fazem propostas e mostram um pouco do seu trabalho, seja com uma imagem ou um esboço de como tudo deve ficar. Se a companhia gostar, vocês passam a trabalhar em conjunto. Paga em dólar.

Mechanical Turk

A Amazon também possui uma plataforma de freelance, mas que parte de um sistema bem particular. O Mechanical Turk funciona com base em pequenas atividades remuneradas, que podem ser desde coisas simples, como responder um pequeno questionário ou testar um aplicativo, ou atividades mais complexas, como transcrever longos vídeos. O pagamento varia de centavos a algumas dezenas de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]