• Carregando...
Agência do Trabalhador de Curitiba (foto):  para muitas pessoas, a vaga temporária é uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho após vários meses engrossando as estatísticas do desemprego. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Agência do Trabalhador de Curitiba (foto): para muitas pessoas, a vaga temporária é uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho após vários meses engrossando as estatísticas do desemprego.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O feriado da Independência passou e o final do ano já está batendo à porta, especialmente para quem busca uma das vagas de emprego temporário típicas desta época do ano. Se você é uma dessas pessoas, saiba que a hora de enviar seu currículo é agora.

Apesar das incertezas que ainda rondam o cenário econômico, até mesmo as empresas menos otimistas já começam a se movimentar para atender ao aumento da demanda por produtos e serviços nesse período. E um dos aspectos mais importantes dessa preparação é justamente o reforço do quadro de funcionários.

LEIA MAIS: A habilidade mais buscada pelo mercado. Será que você tem?

Portanto, para quem acha que ainda está cedo demais para mandar o currículo, Eliane Catalano, coordenadora de Seleção da Nossa Gestão de Pessoas e Serviços, alerta:

Este é o momento para ficar de prontidão visando as oportunidades de dezembro. Levar o seu currículo em novembro é perder tempo, pois todas as empresas já estarão com seus quadros de funcionário fechados

Segundo ela, setembro e outubro são os meses ideais para enviar o currículo às empresas de recrutamento. Sempre que possível, a orientação é cadastrar o currículo online no site dessas empresas e mantê-lo sempre atualizado. Além de ser mais dinâmico, o candidato não precisa gastar com transporte para distribuir os currículos, lembra Eliane.

Que setores contratam?

Em geral, as vagas temporárias têm um perfil que se repete todos os anos. A primeira leva de oportunidades é criada pela indústria, com destaque para o setor têxtil e para a produção de alimentos e bebidas de olho nas festas de fim de ano, ressalta Angela Carstens, coordenadora de Intermediação de Mão de Obra do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná.

LEIA TAMBÉM: Sabe aquela história de que dinheiro não traz felicidade? É mentira, diz pesquisa

Neste ponto, surgem oportunidades na produção de carnes em frigoríficos (especialmente de aves), além da montagem de kits natalinos distribuídos pelas empresas e vendidos nos supermercados, segundo Eliane. Ainda no embalo da indústria, são criadas vagas nas áreas de logística e distribuição.

Em Curitiba

A segunda onda de criação de vagas é capitaneada pelo setor de comércio e serviços, que é o forte da economia da região de Curitiba. Aqui entram os postos de trabalho no varejo: supermercados, livrarias, perfumarias, comércio de rua e shoppings. Por último, no final de novembro, são selecionados trabalhadores para atuar no setor de turismo e recreação, com oportunidades em bares, restaurantes, hotéis, entre outros.

Flexibilidade é a palavra de ordem

Para muitas pessoas, a vaga temporária é uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho após vários meses engrossando as estatísticas do desemprego. Especialmente neste período do ano, as empresas buscam profissionais com disponibilidade de horário.

LEIA TAMBÉM: 13 franquias para abrir na garagem de casa

“Se for para aceitar trabalho temporário em época de Natal é preciso que o candidato tenha disponibilidade total para trabalhar sábados, domingos e feriados”, lembra Eliane. Neste caso, mesmo que as condições não sejam ideais e que o salário não seja compatível com o que ele tinha antes, o trabalhador precisa priorizar a volta ao mercado, ressalta Angela. “As empresas não vão buscá-lo em casa”, diz ela.

Porta aberta para o mercado

Não é clichê. O trabalho temporário pode virar um emprego efetivo na virada do ano, garantem os recrutadores. As empresas buscam os temporários que trabalharam bem e, havendo oportunidade, eles são efetivados. Segundo Angela, em tempos de economia estável, a média de efetivação de temporários é de 20%. Mesmo que esse porcentual seja menor, haverá gente contratada.

Como esse ano foi um ano atípico na economia, as empresas trabalharam com capacidade mínima. Agora, a perspectiva é que elas busquem trabalhadores temporários para o fim do ano e, como a economia está dando pequenos sinais de reação, esses trabalhadores têm uma grande chance de efetivação

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]