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Home-based

13 franquias para abrir na garagem de casa

Redes de áreas como alimentação, limpeza, cursos de idiomas, entre outras, oferecem modelo de franquia para trabalhar em casa

Marca de limpezas residenciais e profissionais House Shine permite que o franqueado tenha escritório em casa | House Shine
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Marca de limpezas residenciais e profissionais House Shine permite que o franqueado tenha escritório em casa (Foto: House Shine Divulgação)

Não precisa de escritório. Listamos abaixo 13 redes de franquias que não exigem um ponto fixo para quem vai começar um novo negócio. O modelo, chamado “home-based”, exige apenas um celular e um computador embaixo do braço.

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As franquias com modelo home-based, em geral, são mais simples e baratas. Significa que o investimento para abrir o novo negócio é menor do que de uma franquia tradicional. Por outro lado, o retorno pode ser mais restrito do que em uma franquia maior, com mais estrutura.

Muitas vezes, o franqueado home-based atua como uma espécie de representante de vendas. Nesses casos, a rede acaba centralizando boa parte do negócio, e o franqueado ganha uma porcentagem em cima dos contratos fechados.

Confira abaixo 13 modelos de franquias para abrir na garagem de casa

Serviços contábeis 

Contab Express 

É especializada em utilizar recursos tecnológicos para oferecer serviços contábeis em parceria com a rede de franqueados. O modelo de negócio, que é uma tendência do segmento, vem inovando a maneira de trabalho e relacionamento entre empresas e contadores. Gestão societária, fluxo de caixa, gestão de pessoa física, gestão financeira, gestão tributária e fiscal, terceirização de folha e gestão contábil são alguns dos serviços oferecidos pelos analistas da Contab Express, especialistas em soluções para empresas comerciais e de micro e pequeno porte, além de prestadoras de serviços. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: O valor varia de R$ 15 mil a R$ 45 mil. (Incluindo taxa de franquia + instalação + capital de giro). 

Capital de giro: De R$ 5 mil a R$ 15 mil. 

Taxa de instalação: De R$ 3 mil a R$ 15 mil. 

Taxa de franquia: De R$ 7.500 a R$ 13 mil 

Taxa de royalties: Reverso sendo 30% da mensalidade de cada cliente. 

Taxa de publicidade: R$ 300

Faturamento médio mensal da unidade: R$ 24 mil 

Lucro médio mensal da unidade: 30% do faturamento bruto. 

Prazo de retorno: A partir de 10 meses. 

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Tributarie 

É uma franquia especializada em compliance e gestão fiscal. A empresa nasceu há 12 anos, como consultoria na área tributária. Há um ano lançou dois modelos de franquias, ambos para operar em casa, com modelo home based. O franqueado não precisa ter conhecimento completo na área tributária (o que fica sob responsabilidade da rede), mas ter tino empreendedor para captar novos clientes. A diferença entre os modelos de franquia são as soluções que o franqueado fica apto a comercializar. 

Raio-X das franquias: 

Modelo Tributarie clássico 

Investimento inicial: R$ 9 mil 

Total de investimentos: 40 mil (sendo 31 mil descontados do faturamento, com limite de desconto mensal de 25%) 

Local: sem ponto fixo 

Royalties: R$ 1.800

Retorno: de 4 a 5 meses 

Faturamento médio: R$ 45 mil 

Serviços oferecidos: Acima de 30 

Modelo e-Tax 

Investimento inicial/total: R$ 5 mil 

Local: sem ponto fixo 

Royalties: R$ 350

Retorno: de 4 a 5 meses 

Faturamento: cerca de R$ 20 mil 

Serviços oferecidos: 5 

Limpeza comercial 

JAN-PRO 

A empresa norte-americana tem como especialidade oferecer limpeza comercial através do modelo de franquia. Com pouco mais de quatro anos no mercado brasileiro, hoje, a Jan-Pro conta com 230 unidades em operação. A meta é fechar 2017 com mais 50 novas franquias, saltando para um faturamento de R$ 90 milhões. A marca exige baixo investimento inicial por possibilitar trabalhar com home based, o que facilita a implantação e abertura do negócio e simplifica a operação. 

Investimento inicial: 

Microfranquia – A partir de R$ 7,5 mil 

Capital de giro: 50% do valor do faturamento mensal da unidade 

Taxa de instalação: 

Microfranquia – A partir de R$ 2,5 mil 

Taxa de franquia: 

Microfranquia – A partir de R$ 7,5 mil 

Taxa de royalties: 7% - Valor é baseado no faturamento bruto da unidade. 

Taxa de publicidade: Não cobra 

Faturamento médio mensal da unidade: 

Microfranquia – A partir de R$ 15 mil/ano 

Lucro médio mensal da unidade: de 15% a 80% sobre o valor de faturamento. 

Prazo de retorno: 12 a 18 meses 

Número de funcionários: 1 a 200 funcionários. 

Área da unidade: Home based 

Prazo de contrato: 10 anos 

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House Shine 

A House Shine é uma marca portuguesa de limpezas residenciais e profissionais e chegou ao Brasil em 2012. O franqueado pode trabalhar em casa e é necessário apenas um carro para transportar as profissionais de limpeza. 

Ficha Técnica 

Investimento inicial: R$ 40 mil 

Taxa de Franquia: R$ 28 mil 

Royalties: R$ 1.500 

Capital de giro: R$ 10 mil a 40 mil

Taxa de Marketing: R$ 500

Faturamento médio mensal: Estimado em R$ 30 mil 

Lucro líquido: Variável aproximadamente 20% 

Prazo médio de retorno do investimento: A partir de 12 meses 

Prazo de contrato: Cinco anos 

Regiões de interesse: Todo o Brasil 

Área mínima da unidade: 30 m² escritório 

Funcionários: Inicia com 2 

Limpidus 

A Limpidus trabalha com soluções de limpeza corporativa, e oferece 12 tipos de planos home-based. No esquema da Limpidus, o franqueado também é supervisor-gerente da empresa. Ele atua como um consultor junto ao cliente para estimar as reais necessidades do cliente, podendo trabalhar de casa, e com visitas constantes às instalações dos clientes. 

Ficha técnica 

Investimento Inicial: a partir de R$ 50 mil 

Taxa de franquia: de R$ 38.230 a R$ 380 mil 

Capital de giro: de R$ 2 mil a R$ 100 mil 

Royalties: variável sobre faturamento bruto 

Taxa de publicidade: variável sobre faturamento bruto 

Área mínima: home-based 

Nº de funcionários: de 6 a 300 

Faturamento Médio Mensal: R$ 150 mil 

Lucro líquido: 15% sobre faturamento bruto 

Prazo de retorno do investimento: entre 12 a 24 meses 

Semijoias 

Mapa da Mina 

Rede de franquias de venda de semijoias (acessórios folheados a ouro ou prata) de fabricação própria, lançou este ano o modelo express. Com investimento de R$ 50 mil, o franqueado adquire 10 torres expositoras com produtos da marca e um estoque para reposição das peças. Essas torres podem ser colocadas em estabelecimentos como salões de beleza, lojas de cosméticos, entre outros, e o franqueado consegue acompanhar as vendas de forma simples e remota, por meio de um aplicativo próprio. 

Ficha técnica 

Ano de fundação: 1995 

Ano de entrada para o franchising: 2015 

Taxa de franquia: R$ 10 mil

Royalties: 5% sobre compras (valor inserido no custo do produto) 

Taxa de propaganda: 3% sobre faturamento 

Investimento a partir de: R$ 50 mil

Previsão de retorno: 18 a 24 meses 

Ferramentas de gestão 

Protect Soluções 

A Protect é uma microfranquia da área de gestão, em que o franqueado vai comercializar seguros e soluções administrativas para micro, pequenas e médias emrpesas. As soluções vão de seguros e benefícios (como planos de saúde) a telefonia celular, alarme e monitoramento. O franqueado não precisa de escritório, e trabalhar como um representante de vendas. 

Ficha técnica 

Investimento inicial total: R$ 28.000 (inclusa taxa de franquia e capital de giro. Não há investimento em ponto comercial) 

Taxa de franquia: R$ 16.000 

Capital de Giro: R$ 2.000 

Taxa de Royalties: 12% do faturamento bruto 

Taxa de propaganda: não cobra 

Previsão de retorno do investimento: 12 a 18 meses 

Faturamento mensal bruto médio: R$ 8 mil já ao final do 1º ano de atividades (e crescente) 

Prazo de contrato: 5 anos 

Lucro médio mensal: De 60% já ao final do 1º ano de atividades (e crescente) 

Alimentação 

Vivenda do Camarão 

A Vivenda do Camarão lançou sua microfranquia recentemente, a Vivenda em Casa. Com ela, o franqueado pode vender pratos congelados através do e-commerce, sem precisar de ponto comercial. Os produtos são vendidos 30% mais baratos que os valores praticados pelo mercado. 

Investimento inicial: R$ 30 mil 

Ficha técnica 

Número total de funcionários da rede: Não informado 

Número de funcionários por loja: Variável, mas entre 1 a 2, dependendo do tipo de cliente que irá atender. 

Prazo de contrato: 5 anos 

Royalties: Isento 

Taxa de publicidade: Isento 

Previsão de retorno do investimento: 12 meses a 24 meses 

Média de faturamento bruto por loja: R$ 20.000 

Média de lucro mensal: R$ 2.146,50 

Taxa de franquia: R$ 5.000

Capital de giro: R$ 13.000

Cosméticos 

Cosmetic Green 

Rede especializada em cosméticos, beleza e estética. Possui um modelo feito especialmente para trabalhar em casa, dedicado a quem quer empreender e não possui muito capital. Chamado de digital, esse modelo permite que o franqueado venda os principais produtos de cosméticos, através de uma loja virtual, do mercado e ganhe 20% em cima de cada transação feita. A rede fica responsável pela entrega e cobrança do cliente. 

Investimento total: R$ 450,00 

Taxa de franquia: cobramos a taxa única de R$ 450, que é a taxa de adesão à franquia e já inclui a disponibilização da URL da loja virtual (unidade do franqueado digital) 

Prazo de retorno do investimento: 3 meses 

Faturamento médio mensal: R$ 5.000,00 

Lucro mensal: R$ 1.000,00 

Capital de giro: não exigimos, mas seria interessante que o franqueado reservasse pelo menos R$ 1.000,00 para divulgação da loja virtual, 

Taxa de royalties: cobrada apenas se a loja virtual faturar acima de R$ 5.000,00, através de uma tabela que inicia com 3% sobre o faturamento. Se a loja faturar menos de R$ 5.000,00, a taxa é isenta. 

Taxa de publicidade: não cobramos 

Tapetes 

Cooper Kap 

A rede de tapetes personalizados para empresas existe desde 1977 e entrou para o franchising em 2015. A franquia home-based funciona com a visita do franqueado a clientes, de porta em porta. Em um tablet onde ele armazena o mostruário de tapetes e capachos da empresa. Por isso, precisa só de uma bolsa de mão ou mochila para guardar o equipamento eletrônico e trabalhar. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: R$ 8.690

Idiomas 

English Talks 

A English Talks é o modelo home based da escola de inglês MoveEdu. O franqueado é como um professor particular. O diferencial é ter por toda a estrutura da rede, como tecnologia e material didático, para dar suporte. 

Ficha técnica 

Taxa de franquia: R$ 5 mil; 

Investimento inicial: R$ 12 mil; 

Taxa de Royalties: R$ 250,00 fixos; 

Faturamento: R$ 6 mil; 

Retorno: de 12 a 18 meses. 

Marketing Sensorial 

Ooxy 

É a primeira franquia de marketing sensorial do país. Na prática, a rede cria uma "rádio especializada" para as empresas, um som ambiente pensado para deixar o consumidor mais à vontade no estabelecimento. A marca surgiu quando o fundador da Ooxy foi comprar roupa de bebê em uma loja onde tocava rock pesado. Quem adquire a franquia vende pacotes com as rádios para as empresas, e ganha uma porcentagem em cima destes contratos. 

Ficha técnica Ooxy: 

Investimento Inicial: R$ até 25.000 

Taxa de franquia: R$ 18.000 

Ano de fundação: 2016 

Número de unidades totais (em operação + contratos fechados): 2 

Royalties: 10% 

Taxa de publicidade: não tem 

Faturamento médio por unidade: 8 mil reais (para unidades maduras, 36 meses) 

Rentabilidade média da unidade em % (lucro médio): 30% (para unidades maduras, 36 meses) 

Prazo médio para retorno: 18 meses 

Capital de Giro: R$1.500 

Entretenimento 

Mr. Kids 

A Mr. Kids é uma rede de vending machinas, máquinas que comercializam doces e brinquedos por R$ 1, R$ 2 ou R$ 3. As máquinas funcionam apenas com moedas. Além das vending machines, a Mr. Kids instala máquinas que convertem cédulas em fichas de compra, como forma de driblar a falta de troco. As máquinas são de propriedade do franqueado. O ponto comercial onde a máquina é instalada fica com algo entre 20% a 30% das vendas. 

Ficha Técnica 

Investimento Total: R$ 18,7 mil 

Taxa de Franquia: R$ 5 mil 

Valor equipamentos: 11.7 mil 

Valor de produtos para abastecimento das máquinas: 2.000 

Taxa de Royalties: não cobra 

Taxa de Propaganda: não cobra 

Faturamento médio mensal: de R$ 1.600 a R$ 30 mil ou mais 

Lucratividade: de 35 a 40% 

Número de Funcionários: 0 

Retorno do Investimento: 15 a 18 meses 

Prazo do contrato: 3 anos 

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