• Carregando...
Como lidar com a nova estrela contratada para a equipe? Se você é esse superstar, lembre-se de ser um bom membro da equipe.  Ninguém faz uma empresa sozinho. | Bigstock/
Como lidar com a nova estrela contratada para a equipe? Se você é esse superstar, lembre-se de ser um bom membro da equipe. Ninguém faz uma empresa sozinho.| Foto: Bigstock/

Sua empresa está procurando seu próximo novo contratado, aquele profissional superstar que leva as coisas para outro nível? Tenha cuidado: as organizações são maiores do que apenas um indivíduo. Se você é esse superstar, lembre-se de ser um bom membro da equipe. Você vai se sentir melhor com o seu trabalho e vai ter um desempenho de um nível ainda mais elevado.

LEIA TUDO sobre carreira e emprego

Canadá facilita a entrada de estrangeiros que trabalham com TI

As organizações gastam um monte de recursos para atrair e reter profissionais de alto rendimento que podem vender, produzir e pensar mais do que os outros, mas muitas vezes não pensam sobre como essa adição impactará na equipe atual.

Pessoas com alta performance beneficiam todo o grupo. Quando eles fazem algo de bom, isso pode refletir bem em todo o grupo. Isso pode deixar os líderes mais felizes com toda a equipe e até mesmo levar a regalias, como bônus para a equipe. Eles também podem inspirar os outros a elevarem as expectativas para si próprios e elevar as conquistas de toda a equipe.

Uma demissão pode ser mais traumática do que um divórcio. Saiba como superar

Mas os profissionais de alto desempenho também podem causar ciúme e inveja entre os outros membros do grupo, que podem se preocupar que eles estão sendo preferidos para a atribuição de trabalhos e os maiores salário. Os recém-chegados também podem elevar as expectativas para toda a equipe aos olhos do chefe, o que poderia irritar alguns colegas de trabalho.

Muitos chefes não percebem ou subestimam esse conflito. Eles dizem a esses novos empregados que eles estão se destacando, que são os funcionários superstars, mas então os colocam em equipes colaborativas e lhes dizem para se encaixar. Esses sinais ambíguos tornam profissionais de alta performance como alvos de agressão, exclusão e ridículo dos outros membros da equipe. E isso pode lhe trazer enormes dificuldades na equipe, sem o apoio de colegas, podendo chegar ao ponto de sair da organização.

Do gerente ao estagiário, veja quanto ganham os profissionais do Boticário

Junto com quatro colegas pesquisadores, estudei recentemente os efeitos da adição de novos profissionais de alto desempenho às equipes de trabalho. Descobrimos que não apenas esses profissionais de alto nível sentem-se ostracizados pelos pares, que os vêem como ameaçadores, mas também se sentem visados por outros pares que os vêem como benéficos. Este paradoxo faz com que os profissionais de alta performance sintam-se encurralados e a contradição cobra o seu preço. Os impactos de receber respostas amigáveis ​​e hostis da equipe podem ser desorientadores e mais prejudiciais ao trabalho e à saúde do que simplesmente a hostilidade. A tensão só aumenta à medida que mais e mais organizações colocam mais ênfase no trabalho em equipe.

Tentar impressionar demais é um dos erros dos novos executivos. Veja os outros

Mas há algumas coisas que tanto os gerentes quanto os profissionais de alto desempenho podem fazer:

Para os gestores:

1. Antecipe o conflito e preste atenção ao clima da equipe. Se você sabe que adicionar um profissional de alta performance à equipe pode agitar as coisas, esteja pronto para enfrentar o potencial conflito de frente. E compreenda que os sentimentos dos membros da equipe não se resumem apenas a diferenças de remuneração. Deixe claro aos membros da equipe que o comprometimento do alto desempenho não será tolerado.

2. Reavalie como você mede o sucesso individual. Quando apropriado, mantenha objetivos distintivos para cada um ao invés de estabelecer metas coletivas. Mas também crie um sistema de avaliação de desempenho mais equilibrado que valorize as contribuições para além da simples realização de tarefas (a dimensão que mais favorece os profissionais de alto desempenho). Estas poderiam incluir coisas como ajudar os outros, fazer sugestões construtivas e trabalhar bem em equipe - todas contribuições individuais críticas para uma organização bem gerida.

3. Enfatize como todos ganham. Converse sobre os benefícios de ter um profissional de alta performance na equipe, como aproximar a todos dos objetivos coletivos do grupo coletivo, e como eles superam qualquer ameaça. Também considere também tornar os profissionais superstars mentores que podem ajudar os outros no grupo a aprender e crescer.

4. Treine funcionários de alto desempenho para trabalharem bem em equipe. Encoraje-os a pensar e agir como parte da equipe. Eles serão menos propensos a dispensar as contribuições dos outros e acumular o crédito e boas tarefas para si próprios. Isso os tornará menos ameaçadores para os outros membros da equipe.

5. Dê apoio emocional. Tanto o profissional de alto desempenho como os outros membros da equipe precisarão sentir que você ouve suas preocupações e que você está do lado deles. Preste atenção para sinais de isolamento e desengajamento com seus “profissionais estrelas” e interfira rapidamente se você vir esses sinais.

LEIA TUDO sobre carreira e emprego

As 20 cidades com os maiores salários do mundo

Para o profissional de alta performance:

1. Seja um amigo. Faça um esforço para formar laços fortes com colegas de trabalho.

2. Compartilhe o amor. Não agarre cada oportunidade no grupo, deixando nenhuma para seus colegas de trabalho.

3. Seja um líder de torcida. Respeite seus colegas de trabalho, ajude-os a ter sucesso compartilhando seus conhecimentos e certifique-se de celebrar seus sucessos. Faça questão de felicitar um colega de trabalho que terminou um grande projeto, fez uma venda impressionante ou atingiu um prazo apertado.

4. Seja humilde. Enquanto você está comemorando as conquistas dos outros, não se gabe de suas próprias ou compare o sucesso deles com o seu.

CEO da Microsoft revela seu segredo de liderança

5. Seja perceptivo. Não seja pego de surpresa pelos sentimentos ambíguos que os outros têm sobre você.

6. Peça ajuda. Você não terá as respostas para tudo - especialmente quando você é novo em uma organização - então peça ajuda quando precisar. Outros membros da equipe apreciarão seu reconhecimento de que você precisa da experiência deles.

Ainda que notícias sobre o desempenho individual se espalhem rapidamente e os membros da equipe estejam constantemente se comparando, com um pouco de esforço, o pior desses efeitos podem ser evitados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]