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Nem mal o inverno começou e as redes varejistas vão dar início à temporada de liquidações para desovar os estoques. “O termo liquidação perdeu o sentido, considerando que muitas empresas queimam os estoques sempre”, observou o economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O desempenho de vendas abaixo do esperado em recentes datas comemorativas, como o dia das Mães e dos Namorados, dá indícios de que outras datas importantes para o varejo, como o dia dos Pais, das Crianças e o Natal, poderão ser afetadas, afirmou Bentes.

“O setor de varejo de modo geral tem sido muito castigado. Não é uma crise, são várias crises”, disse Bentes, lembrando que a inflação em alta, a desaceleração da economia e a restrição de crédito têm levado a atividade a uma deterioração. “Foi o pior dia das Mães e dos Namorados dos últimos 12 anos”, disse.

Em um momento em que o comércio enfrenta seu pior desempenho desde 2003, as companhias intensificaram as demissões e novos ajustes podem ocorrer, segundo fontes.

Levantamento feito pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo mostra que a Lojas Marisa foi a que mais cortou pessoal entre janeiro até o dia 15 de junho na região metropolitana de São Paulo. Foram registradas 452 homologações, ante 260 feitas no mesmo período do ano passado. A Riachuelo cortou 280 pessoas no mesmo período, 53% acima na comparação com os seis primeiros meses de 2014. Na C&A, foram 330 demissões, ante 225. A Renner foi a única que cortou menos sobre o mesmo período do ano anterior, 121 ante 151.

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