• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou que o cronograma de desligamento da TV analógica no Brasil e a implementação da TV digital segue normalmente, mesmo com turbulências políticas e econômicas.

O processo é dividido em duas etapas, sendo que a primeira envolve a conversão das principais regiões metropolitanas até dezembro de 2018, e as demais cidades até dezembro de 2023. Durante esse processo, a população de baixa renda receberá conversores e antenas para garantir a captação do sinal digital em suas televisões.

“Está tudo bem resolvido e encaminhado, com os recursos garantidos, o que permite trabalhar a migração”, afirmou no evento Set Expo, em São Paulo.

O processo, no entanto, sofreu adiamentos desde a divulgação do primeiro cronograma. Inicialmente, esperava-se que a transmissão analógica deixasse de ser feita em 100% dos municípios em novembro de 2018. Em janeiro deste ano, os prazos foram revistos e adiados.

Em Curitiba, por exemplo, a data de desligamento do sinal analógico foi adiada para 31 de janeiro de 2018 – a data original era em junho de 2017.

A primeira cidade brasileira a passar pelo processo foi Rio Verde, em Goiás, no fim de fevereiro deste ano – o desligamento estava previsto inicialmente para o fim de novembro do ano passado. Em outubro, será a vez de Brasília fazer a transição do sinal analógico para digital.

Para a transição ser feita, é preciso que cada município atinja um percentual mínimo de 93% de acesso da população ao sinal digital – o número é aferido por meio de pesquisas antes do desligamento.

Ultra definição

O ministro também estimou que a implantação da TV em ultra definição (4k e 8k) no país comece gradualmente, a partir de 2020. “Nós temos a expectativa de que em 2020 tenhamos já os primeiros passos consistentes para levar esse sistema aos usuários. A partir daí, podemos ter uma implantação gradual, numa velocidade crescente”, disse.

A cerimônia de abertura da feira celebrou os 10 anos de início da implantação da TV digital no Brasil, que adotou o padrão japonês, com a inclusão de tecnologias nacionais. “Temos a melhor TV digital do mundo”, disse Kassab, durante discurso na abertura.

Nos anos seguintes, o mesmo padrão se expandiu pelos países da América Latina. Uma das poucas exceções é a Colômbia, que adotou o padrão europeu de TV digital. Kassab comentou que firmou um acordo com autoridades japonesas para sondar a possibilidade de levar o padrão nipo-brasileiro à Colômbia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]