• Carregando...
Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais também registram queda neste ano | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais também registram queda neste ano| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

O comércio teve o pior Dia das Crianças em seis anos, informou nesta terça-feira (13) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo dados das duas instituições, as consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana do Dia das Crianças, entre os dias 5 e 11 de outubro, em relação ao mesmo período do ano passado.

É o segundo resultado negativo consecutivo: em 2014, o volume de vendas caiu 1,50%. Nos anos anteriores, foram positivos: 3,15% em 2013, 4,83% em 2012, 5,91% em 2011 e 8,5% em 2010. Assim, em dois anos, a queda acumulada é de 10,32%.

Cinco razões para a inflação não cair

Expectativas são de que o IPCA vai ser de 6% no ano que vem

Leia a matéria completa

Segundo o CNDL, o Dia das Crianças funciona como uma espécie de termômetro para as vendas de Natal. Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais também registram queda neste ano.

Orçamento

Segundo o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, o “com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de compras do brasileiro fica cada vez mais limitado”.

“Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista”, diz Pinheiro.

O cálculo de vendas a prazo foi baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 5 e 11 de outubro deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]