• Carregando...
Pesquisa destacou ainda que reconhecer ou premiar o bom desempenho dos professores é melhor do que punir de forma rigorosa um profissional ineficiente. | Marcelo AndradeGazeta do Povo
Pesquisa destacou ainda que reconhecer ou premiar o bom desempenho dos professores é melhor do que punir de forma rigorosa um profissional ineficiente.| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Para os brasileiros, a melhoria da educação no país passa pelo aumento do salário dos professores, de acordo com o que mostra a pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira - Educação Básica”, realizada em 2017 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o movimento Todos Pela Educação. 

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3). O levantamento, realizado com duas mil pessoas, ocorreu entre 15 e 20 de setembro do ano passado em 126 municípios pelo Ibope Inteligência.

Aumento salarial 

A maioria da população do Brasil concorda que a educação só avançará se os professores tiverem aumentos de salários, sendo que 43% concordam totalmente com a afirmação e outros 25% concordam em parte. 

LEIA TAMBÉM: Professores brasileiros têm salário adequado e benefícios acima da média, diz Banco Mundial

Essa mesma sugestão aparece quando os brasileiros indicam as principais ações que deveriam ser efetivadas pelos gestores em relação exclusivamente aos educadores para melhoraria no desempenho dos alunos - nesse item da pesquisa, poderia ser escolhida mais de uma opção. 

Ação mais citada, o aumento salarial dos professores aparece com 40%. Em segundo, empatados tecnicamente, estão o aumento no quantitativo de profissionais (34%) e melhor formação dos professores (32%). 

Com percentuais menores, porém ainda expressivos, os entrevistados apontaram medidas que poderiam ser adotadas em relação aos professores, como o aumento da garantia de segurança dos profissionais dentro da sala de aula, indicada por 27% dos brasileiros. Segundo a pesquisa, esse percentual é coerente em razão da avaliação sobre a qualidade da segurança ofertada nas escolas: em uma escala de 0 a 10, o quesito atingiu 3,7 pontos; a pior pontuação entre tópicos sobre condições gerais das escolas. 

A pesquisa destacou ainda que reconhecer ou premiar o bom desempenho dos professores é melhor do que punir de forma rigorosa um profissional ineficiente. O reconhecimento apareceu com 24%, enquanto a punição apenas com 9%. 

Mais infraestrutura, melhor desempenho

Fora do contexto da atuação do professor, equipar melhor as escolas seria a principal ação a ser efetivada pelos estados e municípios para alcançar o avanço no ensino. 

De acordo com o estudo, 28% dos entrevistados acreditam que um melhor desempenho do aluno passa por um colégio bem estruturado. Em segundo lugar, com 25%, como sugestão para avanço educacional dos estudantes está a maior participação dos pais na cobrança de uma boa escola. Melhorias na segurança (24%) e no sistema didático de ensino (23%) completam as primeiras posições. 

O que chama atenção nas opções mais citadas é a participação dos pais no processo de aprendizagem: 98% dos brasileiros consideram ser muito importante o acompanhamento do filho na escola, sendo que 90% concordam totalmente com a afirmação. Por outro lado, em uma escala de 0 a 10, a relação dos professores com os pais de alunos tem a pior média na avaliação dos brasileiros: 6,1. 

LEIA MAIS: Aumentar salários de professores não é solução mágica para a educação

Na outra ponta da tabela, sobre as alternativas para o avanço do desempenho estudantil, o incentivo a atividades fora do ambiente escolar (11%) e melhoria no sistema de avaliação (8%) aparecem em último. 

Já sobre o contexto curricular, 79% dizem concordar totalmente ou em parte com o aumento do direcionamento do foco do ensino para português e matemática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]