• Carregando...
 | Jonathan CamposGazeta do Povo
| Foto: Jonathan CamposGazeta do Povo

Cinco programas de pós-graduação "stricto sensu" da USP foram recomendados para serem descredenciados pela avaliação quadrienal divulgada na quarta-feira (20) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pelo Ministério da Educação. Dos cinco programas, três pertencem à área de Letras e Linguística. Os programas são estes: estudos da tradução, estudos judaicos e árabes e literatura e cultura russa.

Além disso, o programa de história econômica e de nutrição humana aplicada também receberam recomendação de descredenciamento. De modo geral, a recomendação de descredenciamento leva à proibição de entrada de novos alunos nesses programas de pós.

As notas da avaliação quadrienal, segundo a Capes, são importantes para que estudantes consigam decidir sobre os futuros cursos aos quais pretendem se dedicar. A avaliação também é utilizada para o direcionamento de políticas de auxílio relacionadas às de agências de fomento nacionais e internacionais.

No país, há 3.472 programas de pós-graduação acadêmica, dos quais 219 pertencentes à USP.

Outras importantes instituições de ensino, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também tiveram programas de pós-graduação com recomendação de suspensão.

Procuradas, a USP e as demais instituições citadas não responderam aos questionamentos enviados pela reportagem até as 20h30 desta quinta (21).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]