• Carregando...

A violência e a segurança pública estiveram nesta segunda-feira (3) em debate no Papo Universitário, evento promovido pela Gazeta do Povo para discutir temas importantes da atualidade. Cerca de 200 pessoas compareceram ao Teatro Paiol, em Curitiba, para participar do encontro. Com o tema "Paz sem voz é medo", mote da campanha conduzida atualmente pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a discussão trouxe à tona questões ligadas ao policiamento, ao armamento e à participação popular.

Participantes comentam o bate-papo; assista:

Vida e Cidadania | 3:04

Com o tema "Paz sem voz é medo", mote da campanha conduzida atualmente pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), a discussão trouxe à tona questões ligadas ao policiamento, ao armamento e à participação popular.

Um dos convidados para o debate, o secretário da Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar, mencionou que a taxa de homicídio paranaense cresceu 96% em uma década, de 1997 a 2007. Ele ainda destacou a importância do engajamento da população no combate à violência.

Diante do relato de uma mãe que teve o filho assassinado em Curitiba em 2010, o sociólogo Pedro Bodê – coordenador do Centro de Estudos sobre a Violência da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – disse que a população precisa aprender a se engajar, "apesar de tanta dor". Bodê defendeu que, não basta aumentar o policiamento para acabar com a violência. "Nosso problema não é de quantidade, é de qualidade", afirmou.

O terceiro convidado para o debate, Marcelo Yuka, compositor e vítima da violência, relatou o como contornou o episódio que o deixou paraplégico, em 2000. Ele criticou as operações de pacificação em favelas do Rio de Janeiro. "Eu não acredito em paz armada."

Veja como foi a cobertura:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]