• Carregando...
Universidade de Manchester: vagas para brasileiros | Reprodução / University of Manchester
Universidade de Manchester: vagas para brasileiros| Foto: Reprodução / University of Manchester

Já imaginou entrar para a universidade fora do Brasil e ainda receber auxílio financeiro? Pelo menos cinco instituições que oferecem bolsas de estudo para cursos de graduação aceitam estudantes brasileiros. Em alguns casos, as inscrições estão abertas.

Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o programa da INTO Partnerships permite ao aluno  escolher entre bolsas para cursos como business, marketing e ciências. “As bolsas são válidas para o primeiro ano da graduação, podendo ser estendidas para os demais anos de curso, dependendo da performance acadêmica do primeiro ano do estudante”, diz a gerente de Produto da Experimento Intercâmbio Cultural da CVC, Samira Bossoni. Ela chama atenção para o bônus de até 2.000 dólares concedido a quem se inscrever e confirmar a matrícula ainda em junho. A Universidade de Manchester também está concedendo benefícios a estudantes, mas especificamente para as áreas de Engenharia e Ciências Físicas. 

Especialmente para brasileiros, o governo do Japão oferece bolsas de graduação com cinco e sete anos de duração, desde Ciência Política, Pedagogia e Sociologia até Economia, Engenharia Civil, Medicina e Odontologia. Também destinado aos estudantes do Brasil, o Santander Universidades conta com os programas Fórmula Santander 2017 e Bolsas Luso-Brasileiras 2017, beneficiando os já matriculados no ensino superior. 

Por fim, o Soroptimist International of Americas oferece o Prêmio Live Your Dream, para mulheres investirem em formação universitária. Todos os anos, mais de 1,6 milhão de dólares em bolsas são concedidas a mais de 1.200 mulheres. Confira a seguir os detalhes das bolsas, cursos, universidades e valores dos benefícios, compilados pela reportagem da Gazeta do Povo.

CONHEÇA AS BOLSAS DISPONÍVEIS PARA GRADUAÇÃO 

 

INTO University Partnerships - EUA e Reino Unido 

Quem pode se candidatar: Qualquer pessoa interessada em fazer um curso de graduação nos Estados Unidos ou no Reino Unido. 

Inscrição: Até 16 de junho, com começo das aulas previsto para agosto e setembro de 2017. Novas inscrições voltam a ser abertas em novembro, com início das atividades marcado para janeiro de 2018. 

Contato: As informações devem ser retiradas junto à Experimento Intercâmbio Cultiral, já que o aluno não tem acesso ao processo de inscrições diretamente pelo site da instituição. O interessado deve entrar em contato pela página http://www.experimento.org.br/contato.

Sobre as bolsas: São nove unidades americanas e 11 britânicas que oferecem bolsas a estrangeiros. Essas são algumas delas: Oregon State University, Drew University e University of South Florida. Entre os cursos, estão business, marketing, ciências e engenharia. Para as bolsas de unidades dos EUA, os alunos devem ter nível de inglês intermediário/avançado, comprovado por teste feito na Experimento, além de ter concluído o ensino médio com nota a partir de 6.5. Já para as universidades no Reino Unido, os interessados também precisarão ter nível de inglês intermediário/ avançado, mas com comprovação por teste oficial de proficiência da língua inglesa IELTS for UKVI Academic, além de ter concluído o ensino médio. 

Para ambos os destinos, conforme Samira, há possibilidade de trabalho. Nos EUA, todo estudante de graduação ou mestrado pode trabalhar 20 horas por semana dentro do campus universitário durante o período das aulas e 40 horas por semana dentro do campus universitário nas férias. No Reino Unido, todo estudante universitário pode trabalhar legalmente no Reino Unido durante 20 horas semanais durante o curso e 40 horas semanais durante o período de férias. 

Valores: Nos Estados Unidos, a universidades disponibilizam bolsas a partir dos 14 mil dólares e no Reino Unido a partir de 9 mil libras. Esses valores são referentes ao primeiro ano do curso. Os gastos com alimentação, hospedagem e  passagem aérea são de responsabilidade do estudante. No Reino Unido, há possibilidade de bolsa alcançar até 100% do valor dos gastos com o curso mediante. O benefício depende da performance acadêmica do candidato.

Bolsas de Estudo MEXT - Japão

Quem pode se candidatar: Brasileiros com idade de 17 a 21 anos até 1º de abril de 2018. Também é preciso ter ensino médio completo até dezembro de 2017, conhecimento avançado da língua inglesa ou japonesa, disposição para aprender a língua japonesa e assistir a aulas nesse idioma, além de histórico ou boletim do ensino médio com bom  desempenho escolar e disponibilidade de embarque na 1ª semana de abril de 2018. O benefício não inclui brasileiros com nacionalidade japonesa. 

Inscrição: Até 30 de junho nos consulados ou embaixadas do Japão no Brasil (em São Paulo, Belém, Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre), ou ainda por meio de recomendação de uma universidade japonesa. 

Contato: As informações sobre as bolsas e inscrições estão presentes em: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/graduacao.html; 

http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html; e 

www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/enderecos_uteis.html. 

Mais informações pelo telefone (61) 3442-4200. 

Sobre as bolsas: Os cursos têm duração de cinco anos – de abril de 2018 a março de 2023. Eles incluem preparatório de língua japonesa e outras disciplinas no primeiro ano. Para Odontologia, Veterinária, Medicina e Farmácia, as graduações levam sete anos, indo até março de 2025. 

Valores: A bolsa é de 117.000 ienes (aproximadamente R$ 3.460,00, em maio de 2017) por mês. Ainda inclui passagem de ida e volta do aeroporto internacional mais próximo da residência do candidato até o aeroporto de Narita. Não estão inclusas taxas aeroportuárias, taxas de embarque e transportes dentro do Japão. Há isenção de taxas acadêmicas. Para manter os benefícios da bolsa, o aluno deverá manter boas notas e boa frequência no curso. 

International Excellence Undergraduate Scholarships - Universidade de Manchester (Inglaterra)

Quem pode se candidatar: Estrangeiros interessados em graduação internacional na Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas da Universidade de Manchester. O benefício é para maiores de 21 anos. 

Inscrição: Deve ser feita até 30 de junho. O começo das atividades está agendado para setembro deste ano. Os resultados serão divulgados até 30 de agosto. 

Contato:  No site http://www.eee.manchester.ac.uk/study/undergraduate/scholarships/ ou pelo e-mail para ug-eps@manchester.ac.uk 

Sobre a bolsa: São oferecidas dez bolsas de graduação de excelência internacional parciais para graduação na Inglaterra. Os interessados devem escolher entre os três cursos da Escola de Engenharia Elétrica e Eletrônica: Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecatrônica. A graduação dura três ou quatro anos. 

Valores: São dez bolsas de £ 2.000 por ano para alunos de graduação internacional. Elas devem ser renovadas para cada ano de estudo de tempo integral na universidade, até completar quatro anos. 

Fórmula Santander 2017 - Santander Universidade

Quem pode se candidatar: Alunos de 53 universidades brasileiras participantes do programa. A seleção é feita pela unidade de ensino superior e divulgada por meio de edital. 

Inscrição: Deve ser feita até 31 de agosto no App Santander Universitário disponível para IOS e Android. 

Página na internet/contatos: Mais informações aqui: www.santanderuniversidades.com.br. 

Sobre a bolsa: Neste ano, cem alunos serão beneficiados durante um semestre de curso fora do país. 

Valores: A bolsa é equivalente a 5 mil euros. Elas não são integrais. É um auxílio para uso em um dos 20 países. São cerca de 1.200 universidades conveniadas. O valor deve ser utilizado para auxiliar nos custos com passagens e hospedagem. O curso será oferecido por meio de um acordo bilateral entre a universidade brasileira de origem e a instituição de destino. 

Programa de Bolsas Luso-Brasileiras 2017 - Santander Universidades 

Quem pode se candidatar: Alunos da USP e da UNESP. A responsabilidade de seleção dos alunos e definição dos requisitos básicos é da universidade participante do programa. 

Inscrição: De 7 de agosto a 10 de setembro.

Contato: As inscrições acontecem no aplicativo Santander Universitário disponível para IOS e Android. 

Sobre a bolsa: Neste ano, serão 30 contemplados durante um semestre de curso. É um intercâmbio voltado para instituições públicas. 

Valores: A bolsa-auxílio não é integral e equivale a 3,300 euros para uso em uma das universidades portuguesas participantes. O valor deve ser utilizado para auxiliar nos custos com passagens e hospedagem. 

 

Prêmios Live Your Dream - Soroptimist International of Americas 

Quem pode se candidatar: Mulheres inscritas em programa de treinamento vocacional, habilidades ou de graduação. O objetivo é promover a entrada no mercado de trabalho com mão de obra qualificada. As candidatas não podem ter diploma de pós-graduação. 

Inscrição: O prazo fica aberto até novembro. 

Contato: http://www.soroptimist.org/awards/apply.html>. 

Sobre as bolsas: Soroptimist Live Your Dream Awards: Prêmios de educação e treinamento para mulheres. Todos os anos, mais de US $ 1,6 milhão em bolsas de educação são concedidas a mais de 1.200 mulheres. 

Valores: Até 15.000 dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]