• Carregando...
Portão de  entrada da primeira fase do vestibular deste ano da UFPR: suspensa desde 2012, banca para avaliar cotistas será retomada. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Portão de entrada da primeira fase do vestibular deste ano da UFPR: suspensa desde 2012, banca para avaliar cotistas será retomada.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai voltar a instituir uma banca examinadora para verificar se os candidatos que passaram no vestibular pelo sistema de cotas raciais são, de fato, negros ou pardos. Os cotistas aprovados terão que se apresentar a essa comissão, que fará a análise, levando em conta exclusivamente o “fenótipo”, ou seja a aparência física. O objetivo da medida é evitar fraudes nas chamadas cotas raciais, fazendo que as vagas reservadas sejam ocupadas pelo público a que se destinam.

“A universidade deve não só destinar as vagas por meio das cotas, mas supervisionar o cumprimento da lei.

Mauro Bellicoordenador do Núcleo de Concursos

Um dos pré-requisitos para que essa modalidade de cotista seja matriculada é a assinatura de uma autodeclaração, por meio da qual c candidato se reconhece como negro ou pardo. De 2004 (quando a UFPR aderiu ao sistema de cotas) a 2012, essas declarações precisavam ser validadas por uma banca, que fazia esta verificação baseada no aspecto físico dos alunos. Devido à polêmica envolvendo o tema, a comissão examinadora ficou extinta por três anos. Agora, ela será retomada. A regulamentação do funcionamento da banca está prevista na resolução 40/16 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), da UFPR.

“A universidade deve não só destinar as vagas por meio das cotas, mas supervisionar o fiel cumprimento da lei, ou seja, verificar se as pessoas que ocupam essas vagas atendem aos requisitos legais”, disse o coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da universidade, Mauro Belli.

Os alunos serão submetidos à banca – chamada de Comissão Permanente de Validação de Autodeclaração – no ato do registro acadêmico. O NC estima que cerca de 500 aprovados pelas cotas raciais passem pela análise. Os candidatos que se declararam como negro ou pardo, mas que forem barrados nesta avaliação, serão automaticamente eliminados do vestibular. Ou seja, não conseguirão efetivar a matrícula.

A resolução estabelece que os avaliadores não poderão levar em conta a ascendência dos cotistas, mas deverão se ater ao “conjunto de características do indivíduo, predominantemente a cor da pele, a textura do cabelo e o formato do rosto que combinadas ou não, permitirão acolher ou rejeitar a autodeclaração”.

Fraudes

Segundo o NC, a opção da UFPR por voltar a instituir a banca examinadora foi motivada por uma série de aspectos, entre os quais as inúmeras denúncias de fraudes recebidas pela universidade. Muitas delas chegaram à universidade por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Em geral, as tentativas de burlar o sistema ocorriam da mesma forma.

Tentativas de fraudes vão além do vestibular

Dois profissionais que já foram membros de bancas examinadoras afirmam que as tentativas de fraudes são comuns e não se restringem às universidades. No serviço público e em empresas privadas, também há casos recorrentes de candidatos brancos que se declaram negro ou pardo. “Em uma empresa de São Paulo, de mil inscritos por cotas, tivemos mais de 50

Leia a matéria completa

“Pessoas sem o fenótipo, brancas, se autodeclaram [negro ou pardo] para poder se aproveitar de uma política pública que é direcionada à população negra, prejudicando, assim, quem dela realmente precisa”, explicou a promotora Mariana Bazzo, coordenadora do Nupier.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) expediu, em agosto deste ano, uma recomendação cobrando atuação para reprimir as fraudes e se posicionamento favoravelmente às bancas. “A implementação de mecanismos de fiscalização e controle é algo obrigatório, não uma opção. Nesse sentido, todas as iniciativas que puderem ser adotadas para garantir a transparência e a participação social no controle sobre a implementação da política de cotas são importantes”, destacou Fábio George Cruz da Nóbrega, conselheiro do CNMP.

Crime

Além de perder a vaga, o candidato que tentar burlar a lei de cotas pode responder criminalmente. Na avaliação dos especialistas, a fraude configura falsidade ideológica, prevista no artigo 299 do Código Penal, que estabelece pena de até cinco anos para quem “fazer inserir declaração falsa, com o fim de prejudicar direito ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

Estudantes já matriculados e que forem denunciados também vão passar por avaliação

Os alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovados por meio das chamadas cotas raciais e que ainda não concluíram o curso também podem vir a se apresentar à Comissão Permanente de Validação de Autodeclaração. Os cotistas serão analisados pela banca, caso sejam alvo de denúncias de fraude. Neste caso, a universidade deve abrir um processo administrativo e, se for constatado que o aluno burlou a lei, ele pode ter seu registro acadêmico cancelado, perdendo a vaga.

“Todo aluno que tem registro acadêmico ativo é passível de denúncia e de investigação. Ele pode estar no último ano do curso e, em caso de fraude, perder o registro. Não tem conversa”, diz o coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, Mauro Belli.

A universidade deve criar um canal de denúncias, mas estas não poderão ser apresentadas de forma anônima. Além disso, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) ressalta que todas as promotorias do estado, com atribuição de defesa dos direitos constitucionais, podem receber informações de fraudes e repassá-las à universidade.

“As denúncias podem ser feitas por e-mail, telefone, comunicação por escrito ao promotor, ou pessoalmente”, destacou a promotora Mariana Bazzo, coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]