• Carregando...
Comediante Will Ferrell em discurso na Universidade do Sul da Califórnia: parte da maioria | Reprodução / University o Southern California
Comediante Will Ferrell em discurso na Universidade do Sul da Califórnia: parte da maioria| Foto: Reprodução / University o Southern California

O Partido Republicano controla a Presidência, o Congresso e quase dois terços dos governos estaduais dos Estados Unidos. Mas existe um território em que os conservadores continuam em minoria: as universidades. A Young America’s Foundation, principal entidade estudantil conservadora, analisou pelo 25º ano seguido o perfil dos oradores convidados para as cerimônias de formatura, que costumam acontecer em maio.  A conclusão é de que, para cada universidade com um orador de direita, 11 optaram por um esquerdista.

O estudo leva em conta as 100 melhores faculdades e universidades do país segundo o ranking do U.S. News and World Report. Ao todo, foram 45 esquerdistas (”liberals”, no original), 51 moderados e apenas 4 conservadores. 

Uma das exceções à regra foi o vice-presidente Mike Pence, do Partido Republicano. Durante o discurso dele na universidade de Notre Dame, em Indiana, muitos estudantes deixaram o local em protesto.

Os outros conservadores foram o embaixador Ron Dermer, o comentarista esportivo Ernie Johnson e o prefeito de Tulsa, em Oklahoma, G.T. Bynum. 

Do outro lado, estão quatro senadores do Partido Democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden,  o ator Michael J. Fox, o humorista Will Ferrell e a jornalista Christiane Amanpour.

O predomínio da esquerda nas grandes universidades americanas é notório. Uma pesquisa feita em 2012 pela Universidade da Califórnia, por exemplo, concluiu que existem sete professores democratas para cada republicano.

Na Ivy League, o grupo das instituições mais prestigiosas, o desequilíbrio é maior. Mais de 90% das doações feitas por professores dessas universidades na eleição de 2012 favoreceram Barack Obama, segundo uma pesquisa feita em Harvard.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]