• Carregando...
Estudantes deram as boas-vindas aos candidatos nos locais das provas | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Estudantes deram as boas-vindas aos candidatos nos locais das provas| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

Candidatos a uma das 4.886 vagas oferecidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) se aglomeraram no início da tarde em frente aos locais das provas do vestibular da instituição, que ocorre neste domingo (8) em Curitiba, Matinhos, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul. Os portões de acesso, que abriram às 12h30, foram fechados às 13h30.

Nesta primeira fase do processo seletivo devem participar cerca de 59,9 mil estudantes. Eles responderão a 80 questões de conhecimentos gerais em uma prova com duração de cinco horas. O exame começa às 14 horas.

Em Curitiba, são 29 locais de ensalamento. Para a demanda de participantes, a Urbanização de Curitiba (Urbs), que administra o sistema de transporte coletivo de Curitiba, definiu o funcionamento de linhas regulares que não operam aos fins de semana e rotas de reforço, principalmente nos campus com maior número de inscritos. No site da Urbs há o planejamento detalhado, com os horários alternativos em destaque.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, por volta das 12h30 o trânsito era intenso nas proximidades do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o segundo lugar com maior concentração de vestibulandos na capital. Nas proximidades do Centro Politécnico, que recebe a maior quantidade de participantes do processo seletivo deste domingo, o trânsito fluía tranquilamente no horário.

Segundo a prefeitura, o fluxo de veículos também é alto nos arredores do campus Jardim Botânico.

Concorrência é maior para os cotistas de escolas públicas

Em 84 cursos dos 119 ofertados pela UFPR no vestibular 2015/2016, a concorrência para egressos da escola pública é maior do que para os não cotistas. A maior diferença é observada no curso de Medicina Veterinária de Curitiba – são 49 candidatos por vaga destinada a quem cursou ensino médio em escola pública, e 32 candidatos por vaga na ampla concorrência.

A relação do índice geral de vagas e inscritos mostra que neste vestibular, o curso de Medicina é, novamente, o mais concorrido. A relação de inscritos aponta 66,44 candidatos por cada vaga. A opção de cursar Medicina no campus de Toledo, novidade deste ano, ocupa o segundo lugar na lista, com 37,02 candidatos por vaga.

Segundo a lista da concorrência geral, vem na sequência dos cursos mais concorridos Direito (matutino), com 32,6 candidatos concorrendo a uma vaga; Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (28,19), e Medicina Veterinária (27,31).

Inscrições recorde

O número de inscritos no vestibular 2015/2016 da UFPR indica, mais uma vez, recorde de inscritos. No ano passado, o vestibular já havia sido o maior da história da instituição e o mais concorrido do Paraná, com 57.068 inscritos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]