O sistema da Metrocard é modelo para o transporte coletivo para várias cidades. | Felipe Rosa / TRIBUNA DO PARANA
O sistema da Metrocard é modelo para o transporte coletivo para várias cidades.| Foto: Felipe Rosa / TRIBUNA DO PARANA

Para qualquer empresa, o lançamento de um novo produto é sempre um grande momento. Não seria diferente para a Metrocard com o lançamento do Aplicativo Metrocard, neste mês de outubro.

Afinal, o aplicativo, que é gratuito, foi desenvolvido dentro da filosofia da empresa: formar parcerias com as melhores empresas em suas áreas para que o cliente final, o passageiro, possa usufruir não só de um transporte coletivo com cada vez mais qualidade, mas também de novos serviços que gerem facilidades e comodidades para sua rotina.

Sistema de bilhetagem é modelo para todo o país

Multicanais de contato com o cliente

Poder público recebe dados da bilhetagem

“Buscamos sempre fazer o melhor possível tanto para o transporte quanto para nosso passageiro. A ideia é fortalecer o transporte coletivo dando outros benefícios as seus usuários no dia a dia, como já fizemos com cartão pré-pago, oferecendo acesso gratuito à internet via Wi-Fi. O objetivo é que a Metrocard não seja apenas a gerenciadora da bilhetagem, mas propicie diversos outros serviços”, destaca o presidente da Metrocard, Lessandro Zem.

Foi assim que se uniu a empresas como a Mastercard, Acessocard, Transdata Smart, Qiwi, Softmarketing. A Metrocard tem ampliado a atuação em uma rede de transporte que já é gigantesca: gerencia a bilhetagem da tarifa de ônibus em 20 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com uma frota que supera mil veículos para atender 298 mil pessoas por dia.

O Aplicativo Metrocard vem ao encontro de outra premissa da empresa: aproximar o usuário das informações de gestão da Metrocard, assim como já faz com o poder público, ao compartilhar todos os dados com a Comec.

Esse conjunto de ações adotadas pela Metrocard, que assumiu o gerenciamento da bilhetagem eletrônica da RMC em março de 2015, já o torna modelo para o transporte coletivo de outras cidades brasileiras.

A ideia é fortalecer o transporte coletivo dando outros benefícios as seus usuários no dia a dia, como já fizemos com cartão pré-pago, oferecendo acesso gratuito à internet via Wi-Fi. O objetivo é que a Metrocard não seja apenas a gerenciadora da bilhetagem, mas propicie diversos outros serviços.

Lessandro Zempresidente da Metrocard

250 mil cartões

Metrocard foram emitidos em um ano de implantação da tecnologia. Os pagamentos feitos com cartão correspondem a 43,8% das tarifas cobradas. Dos usuários do transporte coletivo das linhas atendidas nas 20 cidades em que o cartão é utilizado, a demanda de passageiros é maior nos dias de semana, com horário de pico às 7 horas da manhã. Nos domingos, cai para 26% de um dia normal: para cada cem passageiros de um dia útil, apenas 26 embarcam nos ônibus no “dia de descanso”.

Ivonaldo Alexandre/Arquivo Gazeta do Povo

Sistema de bilhetagem da RMC é modelo para todo o país

O cartão Metrocard surgiu como solução para pagamento de tarifa do usuário do transporte coletivo na RMC, ganhou multifunções e já é referência para outras cidades

Unir-se aos melhores para criar um sistema que é referência no gerenciamento da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo em todo o Brasil. Foi essa a fórmula encontrada pela Metrocard para, ao mesmo tempo, oferecer um serviço inovador ao seu cliente final, os passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e estimular os gestores em outras cidades e regiões a investirem na excelência do serviço prestado.

Atendemos mais de 600 cidades brasileiras e latino-americanas e percebemos que o projeto da Metrocard já serve de modelo. Esse novo formato ainda não existia em plena operação na América Latina e entendemos que se trata de uma grande mudança conceitual no transporte público. Isso vem sendo procurado por outras cidades do país.

Devanir Magrini diretor comercial da Transdata Smart.

Para chegar ao modelo que vem se tornando referência, a Metrocard buscou os melhores parceiros: uma das maiores bandeiras de cartão de crédito do mundo, a Mastercard, e uma das principais empresas de pagamento pré-pago, a Acessocard. Para desenvolver a tecnologia que opera a bilhetagem eletrônica do transporte coletivo e permite agregar serviços de novos parceiros, conta com a expertise de uma das maiores companhias de tecnologia em mobilidade urbana e uma das pioneiras no setor, a Transdata Smart.

“Atendemos mais de 600 cidades brasileiras e latino-americanas e percebemos que o projeto da Metrocard já serve de modelo. Esse novo formato ainda não existia em plena operação na América Latina e entendemos que se trata de uma grande mudança conceitual no transporte público. Isso vem sendo procurado por outras cidades do país”, afirma o diretor comercial da Transdata Smart, Devanir Magrini.

Tal mudança conceitual inclui a redução gradual do pagamento em dinheiro da tarifa, privilegiando o uso do cartão, diminuindo o tempo de espera de embarque e o risco de furtos e roubos nos veículos. Ao mesmo tempo, esse mesmo cartão passa a ser multifunções, trazendo comodidade e benefícios além do acesso ao transporte para seu proprietário.

Além da Sede no Centro de Curitiba, há outros oito postos de atendimento para a emissão do cartãoArquivo/Tribuna do Paraná

Multicanais de contato com o cliente

Uma relação de confiança exige conhecimento entre as partes envolvidas. Por isso, a Metrocard tem investido em diversas frentes de comunicação com o usuário do cartão Metrocard para que ele possa tirar suas dúvidas, ficar a par das novidades e conhecer mais da empresa que faz o gerenciamento do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo em 20 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

App Metrocard leva o transporte da RMC para o celular

Literalmente. Lançado este mês, o Aplicativo Metrocard compila serviços para a comodidade do passageiro da Região Metropolitana de Curitiba

Leia a matéria completa

“As empresas de ônibus no Brasil e associações ligadas a elas ainda têm muita dificuldade de relacionamento com seu cliente final. Mas, após os movimentos coletivos de 2013 [que iniciaram uma onda de protestos pelo país, motivados inicialmente pelos aumentos da tarifa no transporte em diversas capitais], os empresários perceberam que é necessário se comunicar de forma diferente com o público: apresentar como funciona o sistema, qual é o tamanho dos investimentos feitos, que custos são gerados”, explica o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.

Atuando na RMC desde março de 2015, a Metrocard oferece atendimento ao público em várias frentes: telefone, redes sociais (Twitter e Facebook), chat (pelo aplicativo ou site), e-mail, ou pessoalmente na Sede Central, em Curitiba, quanto em outros oito postos, em terminais urbanos. “Queremos um contato mais próximo com os usuários, para que entendam o funcionamento do transporte público, que também é um setor que permite a convergência de outros serviços. Queremos que conheçam essas possibilidades e usufruam delas”, destaca Zem.

110 mil chamadas

foram atendidas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Metrocard, desde março de 2015, quando a associação assumiu o gerenciamento da bilhetagem eletrônica da RMC. Dessas, a maior parte são pedidos de informações (96,4%), seguidos de informações sobre o Pré-pago Acessocard (2%). As reclamações equivalem a 1,54% das chamadas, sendo os atrasos das linhas a principal causa de insatisfação (cerca de 20% desse tipo de registro). Há ainda chamadas para achados e perdidos (0,04%), sugestões (0,04%), denúncias (0,02%) e elogios (0,01%).

SAC

A Metrocard oferece diversas formas de contato com os usuários do seu cartão, seja pessoalmente, por telefone ou no mundo virtual. Confira como entrar em contato para saber as novidades, se informar, tirar dúvidas

Por telefone

Pelo número 3093-3232, o passageiro entra em contato com uma equipe especializada, que atende diariamente das 8h às 20h.

Atendimento Online

Tanto pelo site do Cartão Metrocard quanto pelo Aplicativo Metrocard. O passageiro tira suas dúvidas em tempo real com um atendente especializado, via chat.

Contato

Caixa de mensagem

Pelo site é possível encaminhar sua mensagem, que será respondida e encaminhada ao endereço de contado informado.

E-mail

É possível encaminhar um-email para o endereço sac@cartaometrocard.com.br.

Redes Sociais

Saiba as principais novidades e lançamentos de serviços seguindo a Metrocard em suas redes sociais.

Facebook: www.facebook.com/cartaometrocard - também é possível enviar mensagens.

Twitter: siga o @CartaoMetrocard para acompanhar as novidades.

Postos de atendimento:

Segunda a sexta – 8h às 18h

Central – Rua Benjamin Constant, 148 - Centro -

Curitiba

Araucária – Terminal Central Urbano de Araucária

Campo Largo – Terminal Urbano de Campo Largo

Colombo – Terminal Maracanã

Pinhais – Terminal de Pinhais

Fazenda Rio Grande – Terminal Fazenda Rio Grande

Segunda a sexta - 8h às 17h30

Colombo – Terminal Guaraituba

Segunda a sexta - 8h às 17h

São José dos Pinhais – Central VEM

Poder público recebe dados da bilhetagem

A tecnologia adotada pelo sistema de bilhetagem da Metrocard gera dados que, repassados ao poder público, auxiliam na melhora da gestão do transporte público na RMC

O sistema de bilhetagem eletrônica da Metrocard concentra informações referentes às mais de 200 linhas que compõem a Rede Metropolitana do Transporte. Estes dados também são disponibilizados para quem gerencia o sistema na Região Metropolitana de Curitiba, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

Desde sua implantação, o sistema de bilhetagem eletrônica registra uma série de dados de cada ônibus que deixa a garagem. Ao reunir as informações de todos os veículos em um determinado período de tempo, cria-se um rico banco de dados que permite visualizar como o sistema de transporte coletivo está funcionando nos 20 municípios em que a tarifa pode ser paga com o cartão Metrocard.

“Armazenamos esses dados em um data center de alta segurança e enviamos uma cópia diariamente para a Comec, que pode fazer as análises que achar interessante. Isso permite avaliações não só financeiras, mas gerenciais e operacionais. Queremos que esses dados possam auxiliar o poder público a gerenciar o transporte coletivo”, afirma o presidente da Metrocard, Lessandro Zem.

O diretor de Transportes da Comec, Claudio Menna Barreto, destaca a importância de contar com esses relatórios: “Apresentam com exatidão, o número de passageiros transportados e sua proporção em pagantes em cada linha e horário. O monitoramento permite maior eficiência no serviço, pois é possível adequar a oferta à demanda para atender melhor os usuários do transporte coletivo metropolitano. Em breve, a tecnologia embarcada permitirá visualizar e monitorar eventuais interrupções no sistema o que possibilitará maior rapidez na solução dos problemas”, estima.